22 de abril de 2009

Lann'Ael


Lann'Ael


Lann'Ael significa charneca do anjo, em bretão. Lann'Ael é também o nome da fragrância mais vendida da marca francesa Lostmarc'h.

Eu realmente pude fazer a associação angelical à fragrância. Contudo, o aspecto angélico não foi expresso pela pureza das notas, nem por um determinado elemento aéreo e poético, como poderia-se esperar. Nada de facetas etéreas, da inocência de notas florais, ou da estética dos anjos de Da Vinci. Lann'Ael é melhor representada pelos dois pequenos querubins de Raffaello Sanzio, com sua ingenuidade brincalhona e gourmande.

Gourmande é a palavra exata para definir essa eau-de-toilette. As notas de trigo-sarraceno, cereais, leite, maçã e baunilha parecem mais revelar os ingredientes de um quitute, do que os componentes de um perfume, e podem afigurar-se assustadoras a princípio.

Após uma sucessão de lançamentos seguindo a linha doce, cada qual mais decepcionante do que o precedente, eu alimentava um certo ceticismo em relação a mais um entre tantos. Porém, Lann'Auel soube surpreender-me, pelo perfeito equilíbrio entre gulodice e serenidade. Em nenhum momento, as notas extrapolam os limites da doçura suportável, ou entram na incoerência olfativa. Todos os componentes são perfeitamente equilibrados, e interagem de forma a criar um resultado final delicioso.

A baunilha é a nota dominante, mas não impõe-se de forma agressiva às outras. Poderia dizer que a perfeita harmonia na junção das demais notas é o motivo do êxito da fragrância.

Tente pensar no odor de cookies recém saídos do forno. A doçura da baunilha unida a suavidade do leite. Os cereais, bem como uma nota amadeirada (apesar de não constar na descrição oficial das notas, eu aposto na presença do cedro) contribuem para balancear a fragrância, e transmitir profundidade ao clima de aconchego e conforto.

Lann'Ael gira em torno da noção de afetividade e alegria, e é o tipo de perfume que tem o poder de consolar. Posso perfeitamente imaginá-lo sendo usado em dias mais frios, seu odor impregnando-se às cobertas.

A cantora inglesa Beth Orton declarou que passamos a vida procurando pelo paraíso.* Se o paraíso é formado por tais charnecas angelicais, podemos dizer que passaremos nossa vida a procurá-lo, mas, ao menos, já conhecemos o seu aroma.



*Citação - "Heaven is what we spend our lives trying to find."- Beth Orton

Ilustrações ~ primeira à direita - detalhe da Madonna Sistina - Dois Anjos, de Raffaello Sanzio
~ à esquerda - Vintage mother has cookies for kids

~ segunda à direita - Dois Querubins Lendo - detalhe de Madonna with Four Saints (1518), de Fiorentino Rosso



Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin