1 de fevereiro de 2009

Serge Lutens


Serge Lutens



Serge Lutens, atual diretor artístico da marca Shiseido, e darling absoluto da perfumaria mundial veio ao mundo no dia 14 de março de 1942, em Lille, França.

Aos 14 anos, Serge começou seu percurso na área da beleza, trabalhando como aprendiz em um salão de cabeleireiros na sua cidade natal. No ano de 1962, nosso herói se mudou para Paris, e trabalhou como maquiador, sendo logo contratado pela revista Vogue, como responsável pela maquiagem, penteados e joalheria.

Em 1968, Lutens descobre Marrakech, a cidade ocre, e se encanta com a beleza do Marrocos. A experiência terá grande repercussão nas suas criações futuras, quando o Marrocos, e a cultura oriental, servirão de inspiração para grande número de seus perfumes.

Eterno apaixonado por fotografia, Serge costumava pedir a seus amigos que posassem como modelos. Num contexto mais profissional, colaborou com fotógrafos como Bob Richardson e Richard Avedon, e teve uma série de fotografias inspiradas pelos mestres Monet, Seurat, Picasso e Modigliani, expostas no Museu Guggenheim de Nova York. Nos anos 70, Lutens também teve 2 curta-metragens exibidos no festival de Cannes.

Porém, foi em 1980 que ocorreu a associação que iria projetá-lo aos olhos do grande público. A marca japonesa Shiseido procurava alguém para desenvolver sua imagem a nível internacional, e Monsieur Lutens, com seu know-how em fotografia, cinema e make-up, era o candidato ideal. Seu trabalho foi tão bom, que dois prêmios Lion d'Or de melhor comercial internacional vieram enfeitar sua estante.

Em 1981, Serge dirige a criação de seu primeiro perfume para Shiseido, Nombre Noir. Em 1992, Shiseido lança um dos perfumes mais revolucionários de todos os tempos, na minha opinião, Feminité du Bois. No mesmo ano, foram abertos os Salões do Palais Royal Shiseido, no n° 142 da Galeria de Valois (na Rue de Valois, em Paris), aonde se comercializa a linha de perfumes exclusivos, em formato 75 ml, e vendidos somente no local. A linha de exportação, em frascos de forma retangular e conteúdo de 50 ml, é comercializada mundialmente.

Entre 2001 e 2004, Lutens foi premiado com 4 Fifi Awards (o oscar da perfumaria), na categoria melhor conceito original. E 2007 foi o ano em que o governo francês nomeou-o Comendador da Ordem de Letras e Artes.

Uma das maiores forças de Serge Lutens é o trabalho conjunto com o perfumista Christopher Sheldrake (foto à esquerda), criador da maioria de seus perfumes, e, desde 2005, diretor de pesquisas e elaboração de fragrâncias da maison Chanel.




Ilustrações ~ ao alto - Serge Lutens
~ primeira à direita - Les Salons du Palais Royal Shiseido

~ à esquerda - Galerie de Valois
~ segunda à direita -
Christopher Sheldrake


2 comentários:

+ Q Perfume disse...

Serge Lutens....maravilhoso!
Estou com saudades,
beijossssssss

Gaëlle disse...

Estou com saudades também!
Mil beijinhos!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin