11 de dezembro de 2008

Fleurissimo



Fleurissimo



Diz a lenda que Rainier III, príncipe de Mônaco, solicitou à marca Creed a confecção de um perfume que seria oferecido como presente de casamento à sua noiva, a atriz Grace Kelly. Assim nasceu Fleurissimo, que foi inspirado no bouquet de flores da noiva. Além de Fleurissimo, Grace ganhou de seu príncipe um conjunto de bracelete, brincos e colar de Van Cleef & Arpels e o yacht "Deo Juvante II". Porém, ninguém parece se lembrar das preciosidades de Van Cleef e do belo yatch. Fleurissimo ficou conhecido como "O" presente de casamento, emblema de classe e romantismo.

Composto de rosas Búlgaras, tuberosa das Índias, violetas e Íris Florentina, Fleurissimo é um floral suave, com uma aura de anos 50. As notas de tuberosa são bem presentes na abertura, porém, apos poucos minutos, a rosa e a violeta suavizam o odor inicial, e a íris entra, colaborando com o toque nostálgico. A base almiscarada completa o conjunto, dando um aspecto mais distinto à explosão floral. Suave e distinta, são duas palavras que eu escolheria para descrever essa fragrância.

O dia 19 de Abril de 1956, data do casamento religioso, ficou marcado na memória de muitos como um mágico momento de conto de fadas, onde o príncipe, vestido de um uniforme militar em estilo Napoleônico, unia-se à bela atriz, num clima hollywoodiano. O casamento foi especialmente "orquestrado" pelo studio MGM (Metro-Goldwyn-Meyer), teve como cenário a Catedral St. Nicholas, e contou com a presença de 600 convidados, entre os quais Cary Grant, Gloria Swanson, Ava Gardner, David Niven, Aga Khan e Aristoteles Onassis. O vestido de Grace foi desenhado por Helen Rose, estilista, e o penteado especialmente feito por Sydney Guilaroff, cabelereiro chefe do studio.

Outras personalidades como Jacqueline Onassis, a rainha Elizabeth II e mesmo Madonna usaram essa fragrância. Porém, Fleurissimo ficou eternamente ligado à imagem da jovem Grace Kelly, de 26 anos, radiante e majestosa em seu vestido de gola alta e mangas longas, tentando fazer crer a todos que os contos de fada são reais. Sim, os contos de fadas existem - com uma pequena ajuda de MGM...e de Creed, claro!


Ilustração ao alto - Casamento religioso de Grace Kelly e Rainier III, de Mônaco - foto dos arquivos da revista Live



Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin