9 de dezembro de 2008

Fleur de Comores e Vanilia


Fleur de Comores e Vanilia


O que mais me impressiona em Fleur de Comores, fragrância elaborada em 1988, e lançada em 1989 pela marca « Maître Parfumeur et Gantier » é sua similaridade com outra criação de Jean Laporte, Vanilia, de "L’Artisan Parfumeur", lançada em 1978.

Comparando as notas olfativas :

Fleur de Comores : Groselha, maracujá, folhas verdes (abertura), baunilha, flor-de-laranjeira e jasmim (corpo), numa base de âmbar , vetiver e almiscar

Vanilia : Ylang-ylang, baunilha, âmbar e sândalo

Apesar das diferentes notas, e da maior complexidade de Fleur de Comores, as duas fragrâncias têm a mesma característica de « baunilha amadeirada ». Ambas são perfeitas para quem quer usar um perfume de baunilha, sem o lado doce e enjoativo. Uma « baunilha para adultos », assim eu classificaria Fleur de Comores e Vanilia.

Enquanto Vanilia é um pouco mais séria, Fleur de Comores brinca com uma nota tropical, que talvez venha da junção do jasmim à baunilha. Fleur de Comores também parece carregar um pouco menos no âmbar, e, ao menos na minha pele, tem um poder de fixação consideravelmente maior. Porém, em ambos os casos, a idéia básica é a mesma - uma baunilha «quente» e ligeiramente amadeirada, e o resultado final, extremamente similar.

Tanto Fleur de Comores quanto Vanilia são adaptáveis a vários climas. Indicaria o uso de ambas para os dias mais frios, pelas notas amadeiradas. Também poderia sugerir as duas fragrâncias para os dias mais quentes – por não serem extremamente doces, e Fleur de Comores, por seu toque tropical, en plus.

E quem disse que baunilha era coisa de criança ?!!


Ilustração ao alto - Fleur de Comores, de Maître Parfumeur et Gantier
Ilustração à direita - Vanilia, de L'Artisan Parfumeur (frascos 50ml e 100ml)





Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin