7 de janeiro de 2009

Sampaquita


Ormonde Jayne - Sampaquita


Sampaguita é a designação Filipina para o Jasminum sambac, também conhecido como Jasmim das Arábias, flor provavelmente originária da Índia.

Diz a lenda, que o guerreiro Lakam Galing antes de partir ao combate, a fim de defender suas terras, despediu-se de seu grande amor, a bela Lakambini. Ambos pronunciaram as palavras “Sumpa kita”, termo que significa "eu prometo", expressando o sentimento que os unia. Lakam Galing não sobreviveu à batalha, e Lakambini morreu de tristeza logo apos. Em pouco tempo, pequenas flores brancas, com um forte e adocicado odor, começaram a nascer na tumba de Lakambini, simbolizando o amor profundo e puro que a mesma nutria a Lakam Galing.

Em Fevereiro de 1934, o então Governador-geral Frank Murphy, declarou que a sampaguita seria o símbolo nacional das Filipinas, por sua popularidade e valor simbólico nas lendas locais.

Em 2004 , a marca Inglesa Ormonde Jayne lançou uma magistral interpretação da flor. As notas adocicadas de lychee são temperadas pelo frescor da bergamota e a leveza da magnólia. A sampaguita chega depois, impondo um certo "ar de verão" ao conjunto, devidamente realçado pela fragilidade do lírios d'água e do vale. A junção das notas de freesia e rosas complementam esse belo bouquet solar, concedendo uma feminilidade original. O fundo de almíscar, vetiver, musgo e semente de ambrette, dão a profundidade necessária.

Normalmente fragrâncias florais-tropicais pecam pelo exagero, porém a criadora, Linda Pilkington, soube magnificamente dosar originalidade e suavidade. E é justamente a união entre esses dois fatores, e o equilíbrio entre opulência e romantismo, que são as grandes atrações da fragrância, fazendo de Sampaquita uma das mais belas escolhas para o verão.


Ilustrações ~ à direita - Tampuhan, do pintor Filipino Juan Luna (1895)
~à esquerda - Sampaguita flor



4 comentários:

+Q perfume disse...

Oba, também estou fazendo reviews da OJ!! que legal, ainda não fiz deste perfume maravilhoso. podemos fazer um deles juntasssssssssssss

Juliana disse...

Linda a historia e o perfume deve ser um encanto. Sou a Juliana do Brasil e descobri seu maravilhoso blog, parabéns! Estou ávida por um comentário sobre o perfume Coco Mademoiselle, é o meu perfume...Um grande abraço, sucesso sempre..

Gaëlle disse...

Juliana, que prazer que eu tive em ler tuas palavras!!
Agradeço pelo carinho, e prometo uma surpresa especial para você, em poucos dias.

Mil beijos,


Gaëlle.

Gaëlle disse...

Simone - Ah, claro que eu topo fazer uma review de um dos perfumes Ormonde Jayne em conjunto. Vai ser super divertido!!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin