9 de março de 2009

Lady Shiloh



Lady Shiloh


"O Grupo" é um romance da escritora americana Mary McCarthy (1912-1989), que retrata o percurso de oito jovens, graduadas pelo prestigioso e elitizado Vassar College, localizado em Poughkeepsie, New York, no ano de 1933.

O livro começa com o casamento de Kay, e narra o caminho de cada um dos personagens, até 1940. Helena, Pokey, Dottie, Kay, Libby, Polly, Priss e Lakey têm personalidades distintas, e trajetos de vida diversos. Da esteta Lakey à gentil Polly, passando por Kay, o espírito livre, todas, apesar de suas diferenças, conservam a característica comum de ex-alunas de Vassar - um clima de elegância vestal, proveniente do meio privilegiado em que circulam.

Lady Shiloh, de Hors Là Monde, capta exatamente esse ambiente um pouco retrô e bem-educado. A bergamota e a mandarina abrem a sinfonia, e a entrada fresca é imediatamente seguida pelo jasmim das Índias, contrabalançando o caráter frutal do início. A violeta chega depois, e é, na minha opinião, a nota que impõe uma aura de poesia e romantismo ao conjunto. As notas de patchuli e almíscar branco servem de pano de fundo, e não tardam a dar o ar de sua presença, aquecendo a fragrância. O vetiver imprime uma determinada seriedade, refreando qualquer excesso de emoção que a fragrância pudesse transmitir.

O resultado é um certo romantismo controlado. Nada de explosões sensuais, de humores exacerbados, ou de sentimentalismo lacrimoso. Lady Shiloh é uma fragrância delicada, mas sóbria. Sensível, mas não emotiva. Polida, porém não necessariamente fria. Espirituosa, mas não efusiva.

A característica principal da narrativa de Mary McCarthy é a descrição detalhada, misturada a um estilo atemporal. Em "O Grupo", o leitor é transportado aos Estados Unidos dos anos 30, e pode quase visualizar os cenários percorridos pelos personagens. Outra característica do livro, é a capacidade de colocar o leitor masculino numa posição de voyeur involuntário - Mais um traço de ligação com essa eau-de-parfum, que traduz um universo puramente feminino, ao contrário de sua antecessora, a andrógina Shiloh.

Lady Shiloh poderia ser usada por qualquer um dos oito personagens principais de "O Grupo". A fragrância condiz com uma espécie de mística feminina, que gira em torno de boas-maneiras, subtilidade, e uma faceta convencional, que nos remete a 1933, e a Vassar.


Ilustrações ~ à direita - "Vassar student walking across campus in saddle shoes and flowing raincoat" - foto de Alfred Eisenstaedt (1937)
~ à esquerda - "The Group" - livro de Mary McCarthy - Editora: Harvest Books - 1991




Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin