3 de abril de 2009

Dicas de Etiqueta para Bloggers



Etiquette Tips for Bloggers / Dez Dicas de Etiqueta para Bloggers


Blogs vão, blogs vêm. A cada dia aparece mais um blog, falando sobre os mais variados assuntos. Alguns são interessantes, outros "pas tellement".

Eu sou da opinião de que um blog é uma forma de expressão, e deve nascer do desejo de partilhar uma paixão, conhecer gente nova, e, sobretudo divertir-se. Pois é, blog é diversão, não meio de vida. Com exceção de poucos badaladíssimos espaços, ligados a sociedades/empresas de porte, blogs são, em geral, pequenas ferramentas de informação, sejam pessoais, ou relacionadas a tópicos específicos.

Partilho também o conceito de que sempre há espaço para mais um blog na blogosfera. Mesmo falando de um tópico semelhante, cada um tem estilos literários, e formas de edição diferentes; de forma que ninguém conseguirá reproduzir o que você escreve, utilizando o seu próprio estilo. Seguindo essa linha de pensamento, eu sou a primeira a estimular os blogs recém-chegados. É enriquecedor ver novas obras, e conhecer outros apaixonados.

Sendo assim, resolvi escrever um pequeno guia com dicas para que todos possamos escrever de forma saudável e construtiva.


1) Concorrência - A competição ocorre quando alguém deseja igualar-se ou ultrapassar outro. A grande questão: a concorrência é realmente nociva? Sim e não. Sim, no caso em que o ato de competir envolva perdas e danifique de alguma forma a dignidade alheia, implicando moral condenável. Creio que rivalidade é a palavra certa para o tipo de competição maléfica. Rivalidade causa frustação, raiva e vários sentimentos negativos, enquanto a competição, no senso sadio do termo, busca a melhoração e ensina as pessoas a administrar sucessos e fracassos, sendo realistas em suas aspirações.

2) O Layout do seu blog - Diversos motores de hospedagem, como blogspot/blogger, wordpress, entre outros, disponibilizam layouts públicos. Eu assumo que, desde que uma pessoa faz uso de um layout público, deve ter em mente que vários outros blogs utilizarão o mesmo padrão, posto que é gratuito. Caso queira exclusividade no design do seu site, procure um webdesigner qualificado, e solicite a criação de um formato único. Contudo, devo concordar que certas ferramentas colocadas na mesma disposição, e um resultado visual extremamente semelhante, independente do layout, possa vir a incomodar. Nesse caso, um e-mail polido e amigável ao outro blogger deverá resolver o problema. Boas maneiras no trato com as pessoas sempre deram bons resultados.

3) Comunidades - Quando fazemos parte de comunidades dedicadas ao assunto, temos que conscientizar-nos que os participantes comunicam-se entre si, e criam laços de amizade. Seria infantil demais querer exclusividade nas amizades feitas em tais espaços, bem como fidelidade absoluta dos participantes a seu blog. Blogs não são seitas, e leitores não são adeptos.

4) Divulgando o seu blog - Nenhum blogger gosta de escrever para si mesmo. A nossa finalidade é compartilhar, e para evitar o "monólogo do louco", leitores são necessários. Para atrair os leitores, necessitamos de uma determinada forma de publicidade. Porém, atenção a como divulgar o seu blog, a fim de evitar gafes maiores.

- Divulgando em motores de busca - Tais ferramentas são públicas, e todos podem usufruir de seus benefícios. No entanto, ao incluir o seu blog em um motor de busca, é necessária a introdução de um descritivo. Faça atenção a originalidade do seu descritivo, e procure diferenciá-lo dos blogs já existentes.

- Trocando links - Trocar links é uma ação normal entre bloggers. Você seleciona blogs amigos, ou escolhe sites que admira, e solicita uma troca de links. Somente evite copiar a lista de favoritos de outro blog. Pesquise na internet, e selecione você mesmo os sites que gosta. Lembre-se que um dos "favoritos" de outro blog, pode não ter nada a ver com o seu próprio espaço.

- Divulgando por comentários deixados em outros blogs - Atire a primeira pedra quem nunca fez isso. Todavia, uma certa noção de princípios é necessária. Exemplo: é normal deixar um comentário, com o seu nome "linkando" ao próprio blog do qual é editor, caso o faça no site de um amigo. Porém, se o seu amigo foi citado em um terceiro blog ou site, evite deixar um comentário "linkando" o seu nome ao seu blog - o que pode ser interpretado como uma forma desesperada de auto-promoção, e considerado extremamente grosseiro.
Abstenha-se igualmente do excesso de comentários contendo a URL do seu blog em sites de desconhecidos. Em suma, não abuse dos comentários como meio de divulgar o seu blog. Geralmente o seu perfil pode providenciar as informações pessoais necessárias.
Comente (todos gostam de receber comentários, creia-me!), mas pense no site de um desconhecido como uma festa, e a URL de seu blog como um cartão de visitas. Você entraria numa festa para a qual foi convidado distribuindo cartões de visita a todo mundo, sem apresentação prévia?

- Divulgando o seu blog em comunidades sobre o assunto - Cada um é livre de divulgar o seu blog nas comunidades que freqüenta, e cabe ao moderador/dono selecionar os posts a serem publicados. Contudo, certas comunidades nacionais poderiam ter em mente que, se um espaço é aberto para a divulgação do blog de um membro, tal deveria ser feito em relação a todos os outros membros, sem privilégios. Apresento meus respeitos a maioria das comunidades internacionais, que seguem essa linha íntegra de conduta - "everybory in or everybody out".

- Divulgando um concurso - Participando de um concurso, verifique suas informações, antes de divulgá-las. Caso tenha aberto um tópico de promoção em uma comunidade aberta, e constatado posteriormente a existência de outros blogs nacionais participando da mesma competição, tenha a integridade de incluí-los no seu post. Se quiser uma divulgação particular, use o seu próprio site, blogs de conhecidos, ou faça-a por meio de e-mails, cartas ou telefonemas a seus amigos.

5) O Conteúdo de seu Blog - Escrevendo uma matéria extremamente parecida com alguma já publicada em outro blog nacional, coloque a URL do blog em questão como referência. Caso não o faça, o outro blogger terá todo o direito de cometer o faux pas (que nesse caso deixa de ser faux pas) de publicar um comentário no seu espaço com um link para o seu próprio post (caso isso ocorra, shame on you!). Pensando bem, se a matéria é realmente extremamente parecida, por que escrevê-la?
Mesmo falando de um assunto comum, devemos ser originais na nossa falta de originalidade. Lembre-se da frase de Oscar Wilde : "Be yourself, everybody else is taken."

6) Contatos -
Todos são livres para formar uma network, seja por meio de comunidades, ou de websites destinados a social networking. A forma mais elegante de ingressar e fazer amigos, ainda é ser apresentado por um colega que possui conhecimentos no ramo. Entretanto, nada o impede de procurar por iniciativa própria contatos que possam ter interesses comuns aos seus. Somente atenção a distinguir amigos potenciais, evitando copiar a lista de amigos particulares de outra pessoa. Lembre-se: os amigos pessoais de outrem, nada têm a ver com o seu blog, e pertencem a esfera privativa do indivíduo. Não seja invasivo!

7) O "Social Climber" Blogger - Criar uma network é algo construtivo, porém ansiosamente tentar contatar a todo custo determinadas pessoas, como forma de fazer-se conhecer, é patético! Essa tática pode funcionar durante algum tempo, mas as pessoas acabam percebendo a estratégia, e afastam-se. Seja você mesmo, e não conte com ninguém para valorizar-se, ou a seu espaço. Aceite as amizades sem esperar nada em troca.

8) Não banque o íntimo - Você conseguiu trocar alguns e-mails com dois ou três bloggers internacionais conhecidos, e travou conhecimento com perfumistas e profissionais do ramo. Conhecimentos são como dinheiro - quanto mais você tem, menos deve falar, sendo o contrário julgado como prova de um mal-gosto supremo. Evite ser motivo de piadas, e não saia espalhando aos quatro ventos a sua pseudo intimidade com tais personagens. Não caia no erro de imaginar que um blog, e os conhecimentos pessoais que você pode desenvolver ao escrevê-lo, são trampolins para uma esfera de ambição maior. Sinto desapontá-lo, mas não é assim que a blogosfera funciona.

9) Não fique obcecado pelo seu blog - Vamos supor que você tenha feito tudo certo até agora: montou um belo blog, redigiu matérias interessantes, foi original na abordagem, no look, e na construção de sua network. Que conselho a mais eu poderia dar-lhe? Talvez um dos mais importantes, e que causa indiretamente o fracasso de vários blogs atualmente. Não fique obcecado pelo seu espaço!
Lembre-se do que falei no início da matéria: blog é diversão, não meio de vida. Desde que você fica comparando o seu ranking com o de outros blogs, cria uma fixação no número de visitas diárias e publicidade acordada a seu espaço, ou acessa demais blogs somente a fim de comparar o sucesso das publicações alheias com o seu, creia-me, algo está errado. Caso tenha chegado a esse nível, é tempo de re-pensar suas prioridades pessoais.

10) Amizades - Estamos (ou deveríamos estar) todos aqui para fazer amizades, criar laços, e crescer como seres humanos. Nosso objetivo comum deveria ser a união, ajudando a mostrar um Brasil perfumado, por meio de blogs de qualidade. Sejamos unidos, troquemos informações, e, sobretudo, sejamos dignos. Que novas amizades se formem, em um ambiente positivo e ético.


"Always do right--this will gratify some and astonish the rest."
Mark Twain







Mil beijos,



Gaëlle.



Ilustrações ~ primeira à direita - "Histoire de de la Politesse - de 1789 à nos jours", de Frédéric Rouvillois
~ primeira à esquerda - "Vive la politesse!", de Françoise de Guibert e Anne Wilsdorf
~ segunda à direita - Good Manners are Always in Style (poster)
~ segunda à esquerda - "Art of Etiquette for Young Moderns" de Gay Head - Scholastic Book Services, 1954,1963
~ terceira à direita - Keep On Blogging (poster)




5 comentários:

+ Q Perfume disse...

Interessante, curioso, inesperado...porém necessário!

te adoro e espero que pelo menos entre nós, o relacionamento continue sempre de irmãs!!!!

Milhões de beijos Simone

Perfumes Bighouse disse...

Oi Gaelle. Esta é uma postagem quase utilidade pública.Muito informativa. E os sites indicados são ótimos. Estou lendo mais detalhadamente o primeiro e achei o que resume bem o "espírito" do que deve ser o comportamento na blogosfera: Haja no blog dos outros como gostaria que agissem no seu. "Seja agradável, seja respeitoso e seja atencioso".
São os conceitos do bom senso.
Éo que diz no site e também reflete sua postura.Beijocas e um belo sábado de sol nesta terra friorenta! Elisabeth

Gaëlle disse...

Simone - Linda, eu estou tão feliz que você esteja de volta!!
A Blogosfera não é a mesma sem você. Além do mais, eu estou ardendo de vontade de ler as novidades perfumadas do Mais Que Perfume.
Também te adoro!!

Betty - Eu espero que o post ajudará um pouco a traçar uma linha de conduta - coisa necessária ultimamente. Acho que você exprimiu maravilhosamente, e resumiu toda a noção de boas maneiras: "Seja agradável, seja respeitoso e seja atencioso". Achei os sites que linkei super instrutivos também, pois apresentam as nuances de comportamento necessárias.


Mil beijocas a vocês duas!

luz disse...

Como leitora de blogs, confesso que a melhor leitura para mim, eh a do blog nao apenas bem escrito, informativo e visualmente atraente, mas aquela que denota o carisma e carinho do autor, para com o assunto tratado, o leitor e obviamente tambem para com seus colegas. Fico feliz de saber que autoras como voces seguem estes codigos. Parabens por serem agradaveis, respeitosas e atenciosas, talentosas e corretas. O blog fica mais lindo ainda !

Gaëlle disse...

Luz querida!

As duas mademoiselles (rsrsrs) que comentaram acima são autoras de blogs maravilhosos, aonde a ética prima. Tanto o Mais Que Perfume, como o Perfumes Bighouse são espaços saudáveis, e eu tento seguir a mesma linha de dignidade e respeito que elas.

Obrigada pela tua visita! Corrigindo - Visita não, pois a casa é sua :0)

Mil beijocas,


Gaëlle.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin