22 de junho de 2009

Simone Shitrit




Bate-papo com Simone Shitrit


Quando criei a coluna "Perfumes & Etc entrevista Gente Criativa" tive uma musa inspiradora, com a qual desejava inaugurar o espaço. Quando falo "Gente Criativa", não posso deixar de pensar na minha amiga Simone Shitrit. Por causa de nossas respectivas agendas tumultuadas e horários diferenciados, não pudemos dar vazão ao nosso projeto inicial. Porém, nunca deixei de associar o termo "Gente Criativa" a Simone.

Profissional de sucesso na área jurídica corporativa e financeira, Simone Shitrit sempre nutriu uma paixão pelas fragrâncias. E foi a carreira de advocacia que possibilitou-lhe um contato com o mundo dos cosméticos. Não podendo ignorar o fato de que a realização plena só seria possível pela união entre trabalho e paixão, Simone desligou-se do mundo jurídico e começou a estudar aromaterapia e aromacologia, trabalhando posteriormente como consultora em um dos mais badalados Spas de São Paulo. No entanto, a necessidade de escrever e desenvolver projetos ligados aos perfumes era latente, sendo a razão de um novo direcionamento profissional.

Simone trabalha atualmente no ramo da perfumaria, acumulando as funções de consultora, diretora executiva do Centro para Difusão do Conhecimento do Perfume, crítica na revista online Perfume Critic, além de brilhar como editora e autora do blog Mais Que Perfume, um dos espaços pioneiros a abordar o assunto na blogosfera brasileira. Porém, Mais Que Perfume, como diz o nome, não se restringe somente a análise olfativa, estendendo-se a temas como design, moda e cultura geral, de forma envolvente e original.

Finalmente, surgiu a oportunidade para publicar a entrevista com essa figura notável. E eu não posso conter a alegria em trazer ao Perfumes & Etc minha amiga, Simone Shitrit.


Perfumes & Etc - Simone, como surgiu a idéia do Mais Que Perfume?
Simone Shitrit - A idéia do blog surgiu quando eu estava elaborando o site +Q Perfume. Eu queria ter um site com todas as informações sobre perfumes, perfumistas, perfumaria e o senso do olfato. Quanto mais eu pesquisava para criar o site, mais eu percebia que não existia material em português suficiente para pesquisa. Resolvi então fazer um blog em português para que pessoas como eu pudessem ler sobre o assunto. Com o tempo também percebi que o Brasil é grande produtor de fragrâncias, grande consumidor de perfumes, mas muito tímido para falar do assunto. Coloquei como objetivo para o blog, ser um espaço aberto onde as pessoas poderiam falar do assunto, dar opiniões e se informar do que está acontecendo no mercado. Como eu recebi apoio da Fragrance Foundation e do Sense of Smell Institute e percebi que muitos estrangeiros também queriam participar, tornei o blog bilingue (português e inglês). O projeto então foi crescendo, tomando novos rumos, visitando novas marcas. Felizmente não estou sozinha. Desde que começei a escrever no meu blog, descobri que existem mais brasileiros que dividem essa paixão pelas fragrâncias.


Perfumes & Etc - Acho o teu espaço realmente inovador, tanto pela estrutura dos textos, como pela comunicação visual. Qual a marca de estilo que você pretende imprimir?
Simone Shitrit - Acho que a minha pessoal. Sempre amei design, artes e o dinamismo das coisas. O blog reflete muito o meu jeito pessoal de ser e os meus interesses. Procuro escrever sobre coisas que eu gosto, que me fascinam, que me intrigam. Não gosto de fazer críticas negativas ou falar mal do trabalho dos outros. Primeiro porque não acredito neste tipo de energia e segundo por que acho que os meus leitores tem toda condição de criar uma visão crítica pessoal e conseguir perceber o que há de bom e o que existe de ruim no mercado. Tento intercalar matérias elaboradas e mais extensas com bate-bolas rápidos, pois sei que nem sempre temos tempo ou paciência de ler textos longos. Eu tenho um lado humorístico também. Ele aparece no blog quando atiço os meus leitores com perguntas e brincadeiras.


Perfumes & Etc - O que você acha que falta atualmente na indústria Brasileira de Perfumaria?
Simone Shitrit - A perfumaria brasileira não fica atrás de nenhuma do mundo. Nossos perfumes são bem elaborados, criativos e inovadores. Possuimos fragrâncias regionais maravilhosas como as amazônicas. Falta conhecimento de perfumaria de nicho. Falta desenvolvimento técnico. Nossos perfumistas fazem muitos cursos no exterior. Falta uma escola de perfumaria nacional. Falta discutir perfumaria. Faltam eventos ligados a perfume de acesso ao público leigo. Acho que perfumaria nacional não se restringe somente as maravilhosas empresas da Natura e do Boticário. Existem outras marcas oferecendo produtos interessantes.


Perfumes & Etc - Agora, conte-nos um pouco sobre os teus gostos pessoais. Quais são as tuas fragrâncias prediletas, no momento?
Simone Shitrit - Realmente você colocou bem ao perguntar sobre as minhas fragrâncias preferidas deste momento. Não consigo manter uma relação muito fiel com meus perfumes. Uso vários, deixo de usá-los, volto a usar de novo numa outra fase da vida. Procuro estar aberta sempre a novas experiências olfativas. Gosto muito de florais frutais e chipres. Na verdade, quem olha para dentro de meu armário deve ficar espantado ou achar que eu sou louca devido a quantidade de frascos de perfume que eu tenho. Atualmente comecei a gostar de cítricos, um tipo de fragrância que não me interessava antigamente. Estou usando algumas fragrâncias da marca Ormonde Jayne, tais como Frangipani, Champaca e Woman. Mas gosto da coleção toda. Tenho um carinho especial por Coco Mademoiselle de Chanel e Euphoria de Calvin Klein. Gosto muito do perfume Summer, de Kenzo. Eu tenho também perfumes que eu chamo de perfumes-conceito, que adquiri por estar fascinada pelo conceito, mas que não uso. Nessa linha tenho o Black, de Bvlgari e Elixir de Merveilles, de Hermès. Você também tem perfumes interessantes. Morro de inveja de não usar o perfume Infusion d'Iris, de Prada que não reage bem ao meu tipo de pele. Eu sei que em você o perfume fica maravilhoso!


Perfumes & Etc - Temos visto surgir uma onda de jovens e talentosos perfumistas. Dentre ele, quais são os que te despertam admiração?
Simone Shitrit - Não é segredo que eu sou fã de Andy Tauer. Acho o perfume LoneStar Memories o perfume mais incrível que já conheci. Acho Linda Pilkington, a criadora dos perfumes Ormonde Jayne extremamente talentosa e de um bom gosto fora do comum. Seus perfumes são chiques e marcantes. Sou fã de Isabelle Doyne que continua assinar pelos perfumes de Annick Goutal, perfumista que também admiro muito e sou apaixonada pelas suas criações. Adoro Calice Becker. Mas o meu grande amor e fonte de inspiração é Jean Claude Ellena. Sou simplesmente fascinada por ele, pela sua paixão e devoção aos perfumes. First foi meu primeiro perfume (risada). Mas eu tenho uma lista longa. Lembrei desses agora.


Perfumes & Etc - Para finalizar, como você vê o futuro do circuito nacional de perfumaria - tanto em termos literários (blogs, livros), quanto no setor industrial?
Simone Shitrit - Na minha opinião, somos pioneiras na blogosfera e espero que possamos inspirar muitas pessoas para que não só desenvolvam essa paixão por perfumes, mas que discutam conosco, discutam em seus próprios espaços. Eu sinto que aos poucos os brasileiros estão entrando mais a fundo e se interessando mais sobre o assunto. Tem até personagem de novela da Globo perfumista! Acho que muitos livros serão traduzidos para o português e muitos serão escritos por entendidos do assunto. Acho que nós, que somos formadores de opinião devíamos nos juntar para elaborar algum projeto. Na área indústrial o crescimento ainda está maior na fatia das fragrâncias para domosanitários. Porém eu já escrevi um artigo no meu blog sobre o crescimento dos países do BRIC, do desenvolvimento da influência na formação de opinião e de tendências para perfumaria e moda.


Perfumes & Etc - Simone, foi um imenso prazer receber-te no Perfumes & Etc. Somos (falo no plural, pois englobo boa parte dos meus leitores) grandes admiradores do teu trabalho. Continue-nos encantando com o Mais que Perfume, um espaço alegre e branché, onde as mais diversas formas de expressão artística unem-se a um universo perfumado.
Simone Shitrit - O convite me deixou super feliz pois voltamos a fazer algo juntas! Para mim é muito importante saber que o seu blog busca ouvir outros autores. Adorei bater papo e espero poder continuar sempre dividindo essa paixão por perfumes com você. Afinal nós temos muitas afinidades e interesses que extrapolam as fragrâncias!!!



Ilustração ao alto - Simone Shitrit. Ilustração utilizada com a permissão de Simone Shitrit. Reprodução proibida.



Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin