16 de abril de 2009

Christina Oiticica


Bate-papo com Christina Oiticica


Essa grande artista plástica carioca, que partilha seu tempo entre o Brasil e a França, utiliza a natureza como meio de expressão. Christina usa uma técnica neo-concretista, aonde os quadros são deixados expostos aos elementos naturais, obtendo resultados impressionantes. Todo o seu talento pode ser verificado no livro "As Quatro Estações" (The Four Seasons).

Entre 2006 e 2008, Christina elegeu o Caminho de Santiago, um lugar histórico e sagrado, que recebe peregrinos de todo o mundo, como studio.

Em 20 anos de carreira, o trabalho de Oiticica foi exposto em mais de 60 galerias ao redor do mundo. Seja no Carrousel du Louvre (em Paris), o Museu de Belas Artes e o espaço Louis Vuitton (no Rio de Janeiro), a BACI Gallery (em Washington) ou na Oscar Wilde House (em Dublin), as obras de Christina têm encatado por sua linguagem única e sensível.

Eu não posso conter minha alegria ao receber esse grande nome do movimento concretista e representante da Eco-Art, no nosso espaço. Com vocês, Christina Oiticica.


Perfumes & Etc - Christina, o seu trabalho tem uma abordagem direta com a natureza. Ultimamente, vemos um renascimento da perfumaria natural, com nomes como Liz Zorn, JoAnne Bassett e Anya McCoy (somente para citar alguns perfumistas). O que você acha desse movimento de retorno ao natural?
Christina Oiticica - Acho maravilhosa essa volta à natureza, que é a coisa mais sofisticada que existe.

Perfumes & Etc - Qual a sua relação com os perfumes?
Christina Oiticica - Eu tenho uma coleção de perfumes e adoro as embalagens. Não sei quantos, mais de trezentos... Também tenho os meus preferidos. No momento, estou gostando das fragrâncias de Marc Jacobs.

Perfumes & Etc - Você poderia citar alguns perfumes que marcaram épocas na sua vida?
Christina Oiticica - Acho que o perfume é como a música, ele traz toda uma época, lembranças de fatos e pessoas. O Arpège, de Lanvin lembra a minha infância, pois a minha madrinha era apaixonada por ele. O Pinho Silvestre era um perfume de homem usado na década de sessenta por todos os rapazes. Eu tinha um namorado que o usava, e sempre lembro dele quando sinto esse cheiro, que marcou a minha adolescência. Como o Vent Vert... E não poderia faltar a Alfazema.

Perfumes & Etc - O que você acha do setor de perfumaria brasileira atual?
Christina Oiticica - Adoro os perfumes da Natura, Boticário e Água de Cheiro. Acho que são super suaves e excelentes para o verão.

Perfumes & Etc - Para finalizar, você vê uma abertura à perfumaria natural no Brasil?
Christina Oiticica - Sim, e acho maravilhosos os nossos perfumes no Brasil. Creio que esse é o melhor momento para tal compreensão.





Ilustrações - Todas as ilustrações foram utilizadas com a autorização de Christina Oiticica. Reprodução proibida.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin