
Infusion d'Iris
Para terminar o ano "
en beauté", eu não poderia deixar de falar do aroma que mais me acompanhou durante 2008. Infusion d'Iris marcou alguns dos momentos de maior significação. Sendo assim, eu deixo aqui minha homenagem a essa bela fragrância, que perfumou, consolou e estimulou-me ao longo desses 365 dias de realizações.

Íris é a deusa Grega do arco-íris. Fruto do amor entre a ninfa marinha Electra e o titã Thaumas, Íris a é mensageira pessoal da deusa Hera. Representada pela união entre a terra e o céu, sua flor é considerada símbolo de comunicação.
É justamente a união entre céu e terra, ou seja, a junção das notas amadeiradas com a suavidade etérea da flor, que caracteriza essa bela fragrância de Prada. Criada em 2007, por Daniela Andrier, Infusion d'Iris é, na minha opinião, uma das mais bem-sucedidas interpretações de Iris Pallida, junto com
Bois d'Iris e Iris SilverMist, comercializadas atualmente.
Mademoiselle Andrier também foi a criadora do igualmente poético
Infusion d'Homme, contraparte masculina de Infusion Iris. Ambos foram inspirados na antiga técnica de infusão, utilizada em alta perfumaria, que consiste em deixar as flores marinarem a fim de res

saltar as características olfativas das mesmas.
O frescor da flor-de-laranjeira e da mandarina da Sicília, que dão uma abertura
clean, alia-se elegantemente à beleza da Iris Pallida. O lentisco mediterrâneo contribui com um toque herbáceo, enquanto a associação do gálbano iraniano com o sândalo, concede um leve aroma de "madeira após a chuva", perfeitamente acentuado pelo vetiver. A junção do beijoim e um suave toque de incenso, impõe uma certa profundidade ao conjunto. Todos os citados elementos rodam em torno da Íris, como satélites, e o resultado final é uma fragrância cheia de contradições. Extremamente leve, porém inocentemente profunda. Realista e sonhadora, aérea e tocantemente material - como a deusa.
Infusion d'Iris é uma das fragrâncias mais versáteis que conheço, e cons

idero praticamente impossível cometer um
faux pas olfativo usando essa
eau-de-parfum. Suave o suficiente para o uso em dias quentes, ou ocasiões descontraídas, Infusion d'Iris é também perfeitamente indicada para os momentos mais formais, por seu requinte discreto.
Apresentada em diversos tamanhos (50ml, 100ml, 200ml, 400ml e 750ml splash), e declinada em loção corporal,
eau de linge (perfume para têxteis), vela aromática, sabonete em barra, sabonete líquido, sais de banho, lenços e papéis perfumados, o prazer que nos proporciona Infusion d'Iris pode estender-se ao longo do dia. Os vários itens de apresentação, fazem excelentes opções de presentes, e permitem um enorme leque de possibilidades na descoberta da fragrância.
A cor da embalagem é o verde anis, tonalidade característica da
maison Prada, e o estilo
héritage do frasco com o histórico logo, adicionam um charme especial a essa moderna homenagem à perfumaria tradicional.
Segundo a lenda, a deusa Íris envolvia Hera com o seu perfume, quando a mesma voltava de suas incursões aos infernos. Além de reconfortar a majestosa Hera, a mensageira também encaminhava as almas humanas aos Campos Elísios, paraíso dos heróis. Eu não posso imaginar um aroma mais reconfortante, ou mais apropriado à entrada na residência eterna de Aquiles que Infusion d'Iris.
Ilustrações - ao alto - Imagem de publicidade de Infusion d'Iris - foto de Steven Meisel - modelo: Sasha Pivovarova
~ primeira à direita - Morpheus and Iris (1811), de Pierre-Narcisse Guérin
~à esquerda - Iris, spirit of the Rainbow, de John Atkinson Grimshaw (1836-1893)
~ segunda à direita - Representação da deusa Iris - Imagem da metade do século V A.C., decoberta em Agrigente, Sicília