24 de maio de 2008

Quem tem medo de Luca Turin?



Quem tem medo de Luca Turin?


Para quem ainda não ouvir falar, Luca Turin é um bio-físico que desenvolveu a teoria de que o odor das substâncias é baseado na freqüência da vibração das moléculas. A tal teoria, bem como Monsieur Turin (Libanês de nascimento, Francês por educação, Inglês de adoção) foram a inspiração para o livro de Chandler Burr, intitulado "The Emperor of Scent: A Story of Perfume, Obsession, and the Last Mystery of the Senses".

Luca Turin também é conhecido por seu legendário senso de humor, e pelas reviews de vários perfumes - tema de um primeiro guia de perfumes, "Parfums, Le Guide", em 1994 (O site é escrito em francês, mas se precisar de uma mãozinha com a tradução, conte comigo).

Nosso herói também (como todo mundo hoje em dia) tinha um blog, onde idéias podiam ser trocadas. Através do extinto Lucaturin.typepad, Turin entrou em contato com vários aficionados por perfumes, entre os quais Senhorita Tania Sanchez, presença constante em vários sites dedicados a perfumaria/reviews. Conversa vai, conversa vem, Monsieur Turin e Mademoiselle Sanchez (foto) decidiram co-escrever um segundo Guia de Perfumes. Assim nasceu "Perfumes, the Guide".

Bons parceiros no trabalho, bons parceiros no amor, Luca e Tania casaram-se no New York City Hall em Novembro de 2007. Curiosidade: No dia do casamento, Turin escolheu Osmanthe Yunnan, de Hermes para Tania, e se perfumou com L'Air du Desert Marocain, de Tauer Perfumes.

Eu tive o prazer de ler o livro, e o desprazer de ver algumas de minhas fragrâncias prediletas cruelmente destroçadas pelo desalmado Luca Turin, que, sem dó nem piedade, massacrou verbalmente duas marcas favoritas, Creed e Floris of London. Não satisfeito, Turin ainda exaltou as virtudes de minhas Kryptonitas olfativas, Angel e Poison. Sem falar que ainda não consegui recuperar-me do susto de ter visto o "sem graça" Tommy Girl receber 5 estrelas, enquanto os poéticos Muguet du Bonheur e Nocturnes (ambos de Caron) receberam 2 míseras estrelas.

Discordâncias a parte, "Perfumes, the Guide", é um livro divertido, e algumas vezes instrutivo - peça fundamental na estante de qualquer apaixonado pelo assunto. Recomendo!!



Ilustração ao alto - Cena do filme "Quem Tem Medo De Virginia Woolf" (Who's Afraid of Virginia Woolf), de 1966



Um comentário:

Lady Zizi disse...

Estou rindo sozinha na frente do monitor!Tb fiquei passada com as 5 estrelas do Tommy Girl.Por um momento pensei até na possibilidade de ter experimentado o "Tommy" errado, mas conferi na perfumaria e...era ele mesmo!
Beijocas bella!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin