23 de janeiro de 2009

Bate-papo com Liz Zorn



Bate-papo com Liz Zorn


Liz Zorn é, na minha opinião, uma das grandes damas da perfumaria natural. Desenvolvendo suas fragrâncias com uma sensibilidade especial, Liz consegue unir as características das antigas usagens e elaborações da perfumaria francesa , com a essência da perfumaria natural moderna.

Essa artista multimídia - cantora, compositora, poeta e pintora, teve seus trabalhos expostos em galerias, museus e centros de arte, nos Estados Unidos e também na Europa. Em 2002, Liz resolveu concentrar sua energia artística na criação de perfumes, e lançou Liz Zorn Perfumes em 2003. A loja virtual foi aberta em 2005, e a marca Soivohle' veio integrar a família em 2008. Atualmente, Liz Zorn Perfumes conhece um sucesso crescente, com fragrâncias como a extremamente bem elaborada Grand Canyon, a delicada Waterflower, ou a misteriosa Underworld.

Apesar de ter sua biografia citada nas listas "Who's Who in America" e "Who's Who of American Woman", Liz é de uma simplicidade e de uma gentileza tocantes. E é com grande prazer que eu a trago ao Perfumes & Etc para um bate-papo perfumado.


Perfumes & Etc - Liz, fale-nos um pouco sobre você. Quem é Liz Zorn?
Liz Zorn - A resposta curta seria que Liz Zorn é um indivíduo com uma grande paixão pela vida, família, animais e seu trabalho. Para elaborar, eu diria que sou algumas vezes uma perfeccionista, e em outras não. Uma incorrigível observadora curiosa. Eu concluo que isso é mais um contra do que um pró. Os prós, eu ainda estou tentando entendê-los.

Perfumes & Etc - Como nasceu a idéia de Liz Zorn perfumes?
Liz Zorn - Liz Zorn perfumes foi mais uma evolução que uma idéia. Meu interesse em perfumaria data de muito anos, ainda que eu não o tenha seguido que em 2002, quando procurava por uma mudança drástica na minha carreira. Tendo sido uma artista visual minha vida inteira, não existia espaço para uma segunda carreira ou mesmo um hobby. Sendo assim, eu parei de pintar (a tempo integral) e mudei minha direção para a perfumaria. Criando minha própria linha, e emergindo na linguagem dos aromas. Eu tenho avançado rapidamente, desde então.

Perfumes & Etc - Qual é a fragrância Liz Zorn mais vendida?
Liz Zorn - Underworld é a mais vendida atualmente. É um perfume natural. Não uma fragrância fácil, mas muito intensa, balsâmica, rascante, terrestre. É certamente um perfume a ser apreciado pelo hábito. E eu estou deliciada que algumas pessoas a entendam, a ponto de falar dela. A lista de best-sellers muda freqüentemente Alguém escreve uma review sobre uma fragrância, e ela venderá bem por um tempo, então outra fragrância entra no circuito...

Perfumes & Etc - O que faz uma boa fragrância?
Liz Zorn - Uma boa fragrância pode ser definida de várias maneiras. Mas, eu acho que a forma principal para definir uma boa fragrância, é quando o perfumista cria o que ela/ele se propôs a criar. Quando essa imagem mental está em alinhamento com o resultado final. Pode-se desenvolver toda a parte técnica e/ou filosófica do processo, mas eu creio que, no fim das contas, a perfumaria é uma forma de arte. O que pode ser trivial, também. Entretanto, essa não é a razão pela qual eu faço perfumes. Um bom perfume, é aquele que, depois de todo o trabalho feito, satisfaz ou ultrapassa as minhas expectativas.

Perfumes & Etc - Agora conte-nos como é possuir a sua própria linha de fragrâncias.
Liz Zorn - Como eu disse antes, eu parei de pintar para dedicar-me a perfumaria. Eu já tinha feito muitas fragrâncias, e desenvolvido os perfumes com os quais lancei o negócio. Eu selecionei, entre eles, os meus favoritos pessoais, e reformulei-os para uma audiência maior. Eu não estava preparada para a rapidez como tudo aconteceu. E, de muitas maneiras, nós tivemos que aprender as coisas, a medida que elas fossem avançando. Eu comecei com uma simples missão estabelecida - Fazer um trabalho bom e honesto, e não crescer além do ponto que eu pudesse pessoalmente controlar. Ser verdadeira ao espírito artesanal, no que se aplica à perfumaria. Tudo é tratado e engarrafado manualmente. O que não é diferente para mim, se eu estivesse no meu studio, aplicando tinta na tela. O artista, o verdadeiro artista é sempre muito "mão na massa". Eu acho que isso é uma forma de controle - artistas precisam ter o controle total de suas criações. Outramente, nós nos deixamos submergir.

Perfumes & Etc - Quais sãos os seus planos futuros para Liz Zorn perfumes?
Liz Zorn - Meus planos futuros são continuar no caminho que eu tracei. Afinar as minhas idéias e crescer firmemente, de uma forma que eu possa controlar. Eu pretendo expandir nossa "Natural Selections", e provavelmente escrever um livro que integre outras facetas de meu trabalho à perfumaria. Arte, poesia e perfumes. Eu sou muito otimista em relação ao futuro, de forma que o meu nível de energia é alto, e as idéias continuam surgindo. O futuro... É um bom lugar para estar.



Liz Zorn Perfumes - http://www.lizzorn.com/


Ilustrações - Fotos ultilizadas com a permissão de Liz Zorn. Reprodução proibida.



2 comentários:

Anônimo disse...

Querida Gaëlle, gostei muito da entrevista e me chamou muito a atenção de como essa perfumista é humilde e ama ok faz.
Parabéns pela entrevista.
Beijos +Q Perfume

Gaëlle disse...

A Liz é uma graça - simpatica e realmente apaixonada pelo que faz.
Obrigada pelas palavras, Simone!

Mil beijinhos!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin