26 de fevereiro de 2009

Eaux de Fleurs - Kenzo


Eaux de Fleurs - Kenzo


Em 2008, Kenzo resolveu lançar 3 Águas de Flores – suaves eaux-de-toilette que evocam a delicadeza das flores encontradas no Japão. As Eaux de Fleurs foram lançadas em formato 50ml, e declinadas em três aromas : Seda (Eau de Fleur de Soie), Magnólia (Eau de Fleur de Magnolia) e Chá (Eau de Fleur de Thé).

A proposta inicial de Kenzo é de enriquecer a coleção, adicionando um novo aroma a cada ano, seguindo um pouco o conceito de Marc Jacobs e seus splashs de 300ml, renovados parcialmente a cada nova estação. As fragrâncias atuais são, portanto, edições limitadas.


Eau de Fleur de Magnolia – Francis Kurkdjian, co-autor de uma das minhas fragrâncias prediletas (Iris Nobile, de Acqua di Parma), também foi o criador da minha favorita na coleção atual de Kenzo. A abertura é cítrica, com algumas notas de chá verde, temperadas pela suavidade da magnólia. A sensação final é uma espécie de aconchego/fresco (se isso faz sentido). O resultado é um floral leve, com um ligeiro odor de sabonete em barra Roger et Gallet.

Eau de Fleur de Thé – Confesso que esperava algo mais interessante da parte de Aurélien Guichard, o nez criador de Chinatown, de Bond n°9. Tente misturar a Eau Parfumée Au Thé Blanc, de Bulgari com a água-de-colônia Fraîcheur végétale Bambou (Frescor vegetal do bambu), de Yves Rocher, e você terá algo muito parecido com Eau de Fleur de Thé. Refrescante, mas não original.

Eau De Fleur de Soie – Tenho que admitir que não pensei em seda, nem no conforto que tal odor proporciona, quando testei Eau de Fleur de Soie, de Jean-Jacques (criador de L’Or de Torrente). Lírios e peônias foram as flores que pude sentir na fragrância, e relacionei-a imediatamente à Stella in Two Peony, de Stella McCartney , que poderia passar por uma « prima » de Eau de Fleur de Soie - um floral com um delicado toque frutal e luminoso.


Livros para quem gosta de arte japonesa:
- "Japanese Paintings in the Ashmolean Museum", de Janice Katz
- "Japanese Art", de Joan Stanley-Baker




Ilustrações ~ ao alto - Three Women Playing Musical Instruments, de Katsushika Oi (entre 1818 e 1854)
~ primeira à direita - Eau de Fleur de Magnolia
~ primeira à esquerda - Eau de Fleur de Thé
~ segundo à direita - Eau de Fleur de Soie




3 comentários:

Anônimo disse...

Nossa querida, que sintonia. Quando escrevi sobre essa linha pensei as mesmas coisas que vc!
A fragrância de chá verde nada tem de novo ou especial.
A fragriancia de magnólia é bem bacana e a de seda é delicada.
Beijos Simone.

Gaëlle disse...

Ah, você voltou!!!! Que saudades!
Você nem pode imaginar, como tudo fica triste na tua ausência!
Saudades da minha amiga, e também de seus artigos maravilhosos!

Um pouco mais sobre a autora disse...

Oi Gaelle. Tenho uma árvore de flor da seda no meu quintal. Floresce lindamente quando o tempo está muito úmido e fica extremamente perfumada ao cair da noite.
É o melhor indicador de chuva que conheço. Mandarei uma foto para vc. Bjocas flor.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin