8 de fevereiro de 2009

Feminité du Bois


Feminité du Bois



Sábado passado, eu estava procurando por um novo perfume quando vi mais um lançamento da linha exportação de Serge Lutens. Olhei a etiqueta do novo Lutens' baby, e qual não foi a minha surpresa ao constatar que era um re-lançamento do excelente Feminité du Bois, originalmente comercializado por Shiseido.

Elaborado por Christopher Sheldrake (autor da grande maioria dos perfumes Lutens) e Pierre Bourdon, sob a direção de Lutens himself, Feminité du Bois foi lançado em 1992, e é um dos marcos da perfumaria mundial, inspirando um enorme número de perfumes amadeirados que vieram depois.

A grande atração da fragrância é a marca registrada de Lutens - o equilíbrio perfeito entre as notas amadeiradas e um certo tom doce, resultando em um aroma exótico. Feminité abre o espetáculo com uma nota de canela, dosada por uma pitada de gengibre. A violeta chega logo após, trazendo uma delicadeza floral ao conjunto, adoçado pela união entre a ameixa e o pêssego, e harmonizado pelo cedro (em concentração de 30%), o sândalo e a baunilha, no fundo. Sei que farei-me trucidar pelos snobs de plantão, mas o resultado se aproxima imensamente a um antigo sucesso da Natura, o extinto Shiraz, lançado em 1993, ou seja, um ano após o lançamento oficial de Feminité du Bois.

A versão original de Shiseido vinha em um interessante frasco de cor vinho/ameixa, desenhado por Lutens, e o líquido rendia homenagem às florestas de cedro das montanhas do Marrocos. A fragrância era declinada em eau-de-parfum 50ml, desodorante de 100ml, creme corporal leve, bruma/emulsão sem álcool 100ml, caneta-perfume roll-on, extrato de perfume em 15 ml, e uma "eau timide", com concentração similar a eau-de-toilette, porém com propriedades hidratantes. A versão atual de exportação de Lutens não teve a formulação de base alterada, mantendo seu aroma intocado, sendo, entretando, disponível somente no típico frasco retangular de eau-de-parfum em 50ml.

Feminité du Bois (Feminilidade da Madeira) é extremamente fiel ao nome - feminino e amadeirado. E eu, apesar de não morrer de amores por overdoses de cedro, sucumbi literalmente à fragrância, que inspirou boa parte da gama "Eaux Boisées", oriunda da linha confidencial de Lutens, comercializada unicamente nos Salões do Palais Royal Shiseido, em Paris. Bois de Violette, por exemplo, poderia ser considerada como a "irmã caçula" do mítico Feminité du Bois.

Eu recomendaria essa obra-prima de Lutens a todas as mulheres ansiosas por um perfume marcante e expressivo, unindo magistralmente doçura, profundidade e mistério.


Ilustrações ~ ao alto - Feminité du Bois - nova edição (foto da minha coleção particular)
~ à direita - Jeune Odalisque au Bain, de
José Cruz Herrera (1890-1972)
~ à esquerda - Feminité du Bois - edição original de Shiseido




9 comentários:

Moisés Lara disse...

Tenho que conhecer esse!
Serge Lutens não dá para deixar passar...
Vem aí São Valentim e pode ser uma boa opção para presentear!
Beijos

Gaëlle disse...

Eu costumava usa-lo nos anos 90, e início de 2000. Em 2001, começou a desaparecer das prateleiras, e ano passado era muito difícil acha-lo numa loja de grande distribuição (como era o caso antes). Bem, a gente só dá valor depois que perde (rsrsrs)... Fiquei tão feliz ao vê-lo na coleção export do Lutens!!

Um grande abraço, Moisés!!

Aos meus leitores - Moisés é o autor do In Profumo Veritas (link na minha lista de favoritos). Convido todos a visitarem esse blog maravilhoso!

Vanja disse...

Boa tarde, Gaëlle!
Eu gostaria de saber onde eu posso encontrar esses perfumes, principalemte o Feminité de Bois, que procuro há muito tempo, pois tenho procurado em muitos sites de vendas, encontro fragrâncias dele
Desde já, agradeço.
Um abraço. Feliz Páscoa!

Vanja

Gaëlle disse...

Bom dia, Vanja!

Desculpe-me pelo atraso na resposta. Fiz uma viajem rápida, de dois dias, e voltei agorinha :0)
A versão Shiseido do Feminité du Bois foi descontinuada, mas você pode ainda achá-la no ebay ou em alguns sites de venda à distância, como o fragrancenet (não sou afiliada comercialmente - é somente uma sugestão).
A nova versão, em formato Serge Lutens export tem a fórmula inalterada.

Mil beijos,


Gaëlle.

Vanja disse...

Gaëlle, muito obrigada. Vou tentar assim. Você me indicaria uma fragrância dele, de qualquer tipo, que fosse bastante cheirosa, que desse bastante vontade de ficar cheirando? Só para eu começar por um deles.
Eu gosto de florais amadeirados, às vezes de cítricos, de doces também e até de orientais. Na verdade, adoro perfumes. Já experimentei muitos. Alguns de fixação excelente e outros nem tanto mas, mesmo assim, ótimas fragrâncias. Claro, depende de vários fatores, da fragrância em si, do objetivo da fragrância, da pessoa que usa, como se usa, etc. Estou começando a conhecer perfumes, estou com tempo...
rsrs...
Eu experimentei o Petite Chérie EDT, quero experimentar o EDP (já vi que são acrescentadas notas de rosas), já experimentei o L'Eau D'Hadrien.
Eu tenho procurado informações em alguns sites especializados, mas acho que, para nós, que não temos conhecimento do assunto, fica difícil. Eu sugeriria, por isso mesmo, uma matéria, um beabá dos perfumes, para quem quer entender melhor. Acho interessante, porque alguns perfumes considerados fracos por muitos, na verdade, fixam bem, pelo que posso perceber. Percebo que até o tão amado/odiado Lou Lou muda na pele muitas vezes para um aroma muito bom. Não é o "meu" perfume, nem seria, mas percebo isso.
Por fim, desculpe-me por ocupar o seu tempo assim, gosto de ler suas matérias e, dos blogs que leio, esse traz informações mais a contento. Então, creio que sejam os ossos do ofício... rsrs...
Mas, brincadeiras à parte, peço-lhe a gentileza de me passar as informações acima, se for possível. Nada que possa tirar você dos seus afazeres, da sua rotina, viu, Gaëlle? Muito obrigada. Um abraço e tudo de bom.

Vanja

Gaëlle disse...

Oi Vanja!

Fico contente em poder ajudar-te :0)
Uma sugestão para um primeiro perfume Lutens, seria o Douce Amère que preenche a maioria dos teus requisitos. É alegre, mas tem um pequeno lado sombrio; doce, porém ligeiramente amargo (como diz o nome); possui notas florais (jasmim, tiare..) e amadeiradas (cedro), sendo aquecido por um toque de especiarias (canela). Todo o lado "quente" da fragrância é contrabalançado pela relativa frieza do anis. Enfim, creio que seria um perfeito começo no universo Lutens.
Quanto ao B-A-BA dos perfumes, escreverei em breve uma matéria falando sobre isso (fixação e mil outros tópicos). Acho que você vai gostar!

Mil beijocas!

Vanja disse...

Gaëlle, muito obrigada.
Vou tentar o Douce Amère, que você me indicou. Imagino, pela descrição que você fez, que deve ser uma fragrância muito gostosa de sentir. Assim que ela estiver em minhas mãos, te darei notícias sobre o que achei.
Quanto ao Feminité de Bois, você poderia me dizer qual o nome atual da fragrância do Serge Lutens?
E, por fim, aguardarei a sua matéria sobre o beabá dos perfumes. Tenho certeza de que muito vou gostar de lê-la. E creio que será de grande valia para muitos outros, também.
Muito obrigada, mais uma vez.
Um beijo,

Vanja

Gaëlle disse...

Vanja,

Espero ansiosa as tuas impressões sobre o Douce Amère. Aconselho-o como primeiro Lutens, pois a partir dele, você poderá guiar as futuras aquisições, caso queira algo mais doce, mais amadeirado... Ele serve como parâmetro :0)
Quanto ao Feminité de Bois, a nova roupagem Lutens conserva o mesmo nome.

Mil beijos!

Vanja disse...

Gaëlle, só posso te agradecer, fiquei muito feliz com as suas respostas, muito obrigada. Assim que eu tiver o Douce Amère em mãos, te dou a minha impressão. Um beijo e me aguarde, tá?

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin