23 de fevereiro de 2009

Livros



Livros, Livros e mais Livros




Reviews


- Perfumes, the Guide - Luca Turin e Tania Sanchez
Nós já falamos de Perfumes, the Guide anteriormente, mas voltamos a citá-lo como leitura sugerida a qualquer entusiasta pelo assunto.

- Fabulous Fragrances: How to Select Your Perfume Wardrobe-The Women's Guide to Prestige Perfumes - Jan Moran
Descrições detalhadas de muitos perfumes (em torno de 300). Bom para aqueles que querem uma idéia da classificação de seu perfume favorito, aqueles que estão procurando um novo, e aqueles que apenas apreciam ler as descrições das fragrâncias.

- Fabulous Fragrances II: A Guide to Prestige Perfumes for Women and Men - Jan Moran
Um inventário de mais de 700 fragrâncias para mulheres e homens. Ponto fraco - algumas das descrições das fragrâncias da edição anterior não foram alteradas na edição atual.



Enciclopédia


- Fragrances of the World - edição 2009 - Michael Edwards
A edição de 2008 listava 5.700 fragrâncias, classificadas por famílias olfativas. A edição de 2009 cita mais de 6.500 fragrâncias. Fragrances of the World é considerada uma verdadeira enciclopédia, e a nova edição pode ser vista (e adquirida) no website de Michael Edwards.



Um Pouco de História



- A Scented Palace: The Secret History of Marie Antoinette's Perfumer - Elisabeth de Feydeau
Feydeau, mestre perfumista da escola de Versailles, pesquisou a vida de Jean-Louis Fargeon, o perfumista e grande protegido de Marie Antoinette, nascido em Montpellier, em 1748. No livro, Feydeau conta a história do próprio Fargeon, e narra a triste trajetória de Antoinette, partilhando os segredos fascinantes da corte, e a beleza do século XVIII.

- The Art of Perfumery - G.W. Septimus Piesse
Re-publicação de um livro antigo de 1857. Com instruções para a manufatura de perfumes para lenços, pós e vinagres aromatizados, dentifrícios, pomadas, cosméticos, sabões perfumados, etc. Com um apêndice nas cores das flores, das essências de frutas artificiais. Inclui centenas de receitas (poderia também ser citado na parte de Perfumaria Natural).
Leia gratuitamente

- Perfume: Joy, Scandal, Sin - a Cultural History of Fragrance from 1750 to the Present - Richard Stamelman e Jacques Polge, com fotografias de Michael Freeman
O livro transporta os leitores à França dos séculos XVIII, XIX e XX, começando com o amor de Napoleão por perfumes e a importância erótica que o pequeno Imperador dava às fragrâncias. O livro também cita todo o simbolismo dos perfumes nos séculos XVIII e XIX, na Europa, até o início do século XX, quando as mais luxuosas indústrias foram reconhecidas, e fragrâncias como Chanel no. 5, Shalimar, Arpège e Joy, grandemente apreciadas, foram lançadas.

- The Book of Perfume - Elisabeth Barille and Catherine Laroze
Perfume - A palavra evoca um mundo da sensualidade. O Livro do Perfume (ou "The Book of Perfume") detalha a história, a criação e a seleção de fragrâncias, fornecendo um guia completo a esse elemento fundamental da mística feminina, o perfume. Os capítulos seguem as tradições aromáticas, dos attars de Cleópatra ao Chanel n° 5 de Marilyn Monroe. (poderia também estar na parte "Informativos").

- Perfume, a Global History: From the Origins to Today - Marie-Christine Grasse
História mundial do perfume, das épocas antigas aos tempos modernos, caracterizando ensaios de vários especialistas em épocas antigas da Europa, do Médio Oriente, das Américas, Africa e da Ásia; incluindo a Idade Média, perfumes no Oriente muçulmano, fragrâncias da China medieval, perfumes europeus do século XVIII e muito, muito mais.

- Perfume Legends: French Feminine Fragrances - Michael Edwards
Este é um livro fascinante para qualquer apaixonado pelo assunto. Traçando todos os grandes perfumes desde o lançamento de Jicky, de Guerlain, em 1889, a Angel, de Mugler, em 1992, o livro narra a história de algumas das mais famosas fragrâncias.



Informativos




- Introduction to Perfumery - Tony Curtis, David G. Williams
Esta obra fornecerá aos profissionais e interessados toda a informação necessária sobre a perfumaria, incluindo o processo criativo, a tecnologia da fragrância, as tendências do mercado e subtilidades do negócio.

- Perfumery: Practice and Principles - Robert R. Calkin
Um texto/referência a respeito da estrutura e da função dos componentes usados no desenvolvimento dos perfumes. O livro aborda diversas técnicas analíticas, bem como a estética e as etapas do desenvolvimento do perfume. Também fala sobre a distribuição, as exigências dos países e dos clientes relacionadas à segurança e qualidade dos produtos, e o impacto ambiental dos materiais e das impurezas que afetam o trabalho do perfumista.

- Perfume: The Ultimate Guide to the World's Finest Fragrances - Michael Edwards
Um diretório de A a Z de mais de 70 maisons, incluindo Chanel, Givenchy, Fabergé e Calvin Klein. Aprenda sobre a história do perfume, de suas origens em épocas antigas às tendências, aos designers, perfumistas e personalidades que dominam hoje. Este guia inclui igualmente uma descrição detalhada dos ingredientes, dos projetos do frasco, e de vários processos de manufactura.

- The Essence of Perfume - Roja Dove
"The Essence of Perfume" é o primeiro livro do mundialmente conhecido "Professor de Perfumes", Roja Dove, e é uma obra cativante e informativa. Começando com um exame detalhado do sentido do olfato e dos materiais do mestre perfumista, passando pela essência do perfume. Comemorando os grandes clássicos, bem como os fabricantes que os trouxeram à vida e os designers que lhes deram a forma.

- What the Nose Knows - Alvery Gilbert
Algumas curiosidades tratadas no livro: • Quantos cheiros existem? E quantas moléculas seriam necessárias para criar cada aroma na natureza? • Quem era o maior aficionado por perfumes: Richard Wagner ou a Emily Dickinson (que nutria uma paixão imensa por flores)?
Dos laboratórios de imagem cerebral ao mercado de risco do perfume, What the Nose Knows guia-nos em uma excursão ao reino estranho e surpreendente do olfato.

- The New Perfume Handbook - Segunda Edição - St. N. J. Groom
A primeira edição deste livro original estabeleceu-se como uma fonte de informação incomparável de informações sobre a perfumaria. A segunda edição traz algumas mudanças, que incluem: uma expansão do número de perfis das casas do perfume, e a inclusão de 50 perfumes novos, que foram lançados desde a edição precedente. Há uma cobertura igualmente aumentada das essências, plantas, e outros materiais derivados. Ponto fraco: poucas ilustrações.

- The Perfect Scent: A Year Inside the Perfume Industry in Paris and New York - Chandler Burr
O crítico de perfumes do New York Times, Chandler Burr, segue a o processo de criação de duas (então) novas fragrâncias - Un Jardin sur le Nil, de Hermès, e Lovely, o celebrity scent de Sarah Jessica Parker. O livro é um verdadeiro passeio pela indústria de perfume internacional.

- The Emperor of Scent: A True Story of Perfume and Obsession - Chandler Burr
Tudo sobre a teoria de Luca Turin de que o odor das substâncias é baseado na freqüência da vibração das moléculas. Um livro por vezes engraçado e picaresco sobre o mundo dos aromas.

- Fragrances: Beneficial and Adverse Effects - Peter J. Frosch e Iain R. White
Os aromas são uma parte integrante de nossa sociedade civilizada. São usados não somente em perfumes finos, mas igualmente em numerosos outros artigos com que temos contato diário. Uma outra novidade foi o uso dos aromas na agricultura, como uma arma biológica para combater insetos e outras pragas. No campo da dermatologia, os aromas estão entre os sensibilizadores mais freqüentes atualmente, e podem provocar eczemas alérgicos ao contato. Este volume apresenta aspectos numerosos do tópico pela primeira vez no formulário detalhado. Na introdução, a química de componentes de aromas freqüentemente usados é descrita, junto com a arte da composição do perfume que foi refinada através dos séculos. Em um capítulo na neura farmacologia, os mecanismos do reconhecimento do perfume são descritos em detalhes.



Aromaterapia / Holística / Perfumaria Natural



- Essence and Alchemy: A Natural History of Perfume (Essências e Alquimia - Um Livro Sobre Perfumes - Editora Rocco)- Mandy Aftel
Extremamente interessante e explicativo, narrando história, falando sobre arte, espiritualidade e memória olfativa. Um verdadeiro guia de aromaterapia e criação natural de perfumes.

- Scents & Sensibilities: Creating Solid Perfumes for Well-Being - Mandy Aftel
Mandy Aftel ensina tudo que precisamos saber para a criação artesanal dos próprios perfumes. Os óleos essenciais, os concretos, e os absolutos são combinados para criar os aromas que realçam o bem-estar. Os ingredientes tais como a laranja amarga, a baga de zimbro, a toronja cor-de-rosa, a alfazema, a noz-moscada, a baunilha, o sândalo, e a rosa podem criar o perfume perfeito para determinados tipos de humor.

- Helping Yourself With Magical Oils A-Z - Maria Solomon, Mana Solomon
Um grande livro para os que querem aprender sobre o uso dos óleos. Com receitas concisas para ajudá-lo nas diversas áreas de sua vida.

- The Complete Book of Incense, Oils & Brews - Scott Cunningham
Esta é uma versão extremamente expandida e reescrita da mágica dos incensos, dos óleos e das fermentações. Inclui sobre 100 fórmulas novas, proporções para cada elemento das receitas, como substituir ingredientes, e muito mais. Além das fórmulas, inclui igualmente os métodos de execução, ensinando como extrair as essências das ervas.

- Magical Aromatherapy: The Power of Scent - Scott Cunningham
O livro combina a abordagem moderna da aromaterapia com os segredos antigos da perfumação mágica. Ensinamentos sobre como usar aromas das ervas e dos óleos essenciais frescos e secados para fazer mudanças em sua vida.



Colecionando Frascos


- The Art of Perfume: Discovering and Collecting Perfume Bottles - Christie Mayer Lefkowith
As centenas de recipientes ilustrados aqui, que são da coleção pessoal da autora, datam do começo do século XX até os anos 50. Na arte da perfumaria, o perfume não é o único fascínio. Como a autora indica nesta história detalhada, a atenção séria é dada igualmente à seleção de um nome (que carrega seu próprio prestígio), ao projeto da etiqueta, ao frasco, aos ornamentos que puderam ser afixados, e à caixa em que é empacotado o produto. O livro contém um diretório das centenas de designers e perfumistas (passados e presentes) com seus endereços, uma breve história de cada empresa, e os nomes de alguns de seus produtos mais conhecidos.

Ilustrações ~ segunda à esquerda -Imagem do livro Belle Girls Reading Book, de Martin-Kavel ~ outras imagens - Vintage postcards e gravuras - autores desconhecidos


2 comentários:

BCas disse...

Além dos perfumes tenho paixão por livros. A rede é uma ferramenta muito útil mas, um bom livro é um prazerinsubstituível. Fez uma bela lista e, comentada. Excelente .Deu vontade de sair coirrendo para uma livraria a procura de algum.Beijocas
Elisabeth

Gaëlle disse...

Olá Elisabeth!


Muito obrigada pelas palavras!
Eu também adoro ler - é meu grande hobby, e maior passatempo. E poder conjugar duas paixões - a leitura e a perfumaria... Bom demais!

Um grande abraço para você, minha nova amiga perfumada!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin