6 de março de 2009

Cores, Aromas e Humores


Cores, Aromas & Humores



Autora Convidada - Elisabeth Casagrande*



Laranja


Descascar uma laranja, ato simples que produz efeito imediato em vários pontos do organismo , reduzindo a ansiedade e a pressão sanguínea.

Este odor, vivaz, picante e fresco aliado à cor vibrante e energética abranda os pensamentos tristes, ilumina o espírito e beneficia a circulação.
É o que basta para uma sensação de bem estar, de disposição, para enfrentar um dia cheio de afazeres, levando a paz sobre a pele, com um sorriso no rosto.
Suas cores que vão do amarelo suave ao quase laranja funcionam como revitalizadores do corpo e estimuladores da atividade psíquica , auxiliando a mente à assimilar novas idéias.

Na sua expressão mais intensa, alaranjada, reúne as qualidades do vermelho e amarelo. Representa a gentileza, prosperidade e afujenta a preguiça. Atrai boa sorte e tem um dia todo seu: Quarta-feira, enquanto o amarelo reina aos domingos.

No Feng Shui estas tonalidades cintilantes são usada em áreas que devem propiciar a criatividade, comunicação, estimulando os sentidos.

Cítricos de maneira geral criam uma atmosfera alegra e descontraída, aliviando tensões, stress e irritabilidade. Também atuam como relaxante da musculatura, propiciam boa digestão.

Laranja já foi chamada a “maçã dourada das hespérides , tornou-se artigo de luxo nas cortes européias, presente de Zeus à sua noiva Hera e provou ser a preferida das crianças em sessões de aromaterapia . Como negar a sabedoria instintiva dos pequenos ?

Leve junto este aroma encantador de cítricos, laranjas, tangerinas e mandarinas; desfrute a alegria do bem viver refletida nas suas cores luminosas.
No conhecimento Holístico cores tem suas complementares e no violeta , a laranja encontra a sua.

Laranjas deliciosas, suaves ou intensas sentimos em Happy da Clinique, Orange Tonic edt by Loris Azzaro, Funny by Moschino, Terre d’Hermes, Eau d’Orange vert by Hermes .



Ilustrações ~ à direita - Orange Branch Bearing Fruit, de Claude Monet (1884)
~ à esquerda - Happy, eau-de-toilette de Clinique




Violeta


Dormir entre lençóis delicadamente perfumados com alfazema ou lavanda (Lavandula officinalis ) convida ao relaxamento de noites bem dormidas, ao prazer da sensação de limpeza e frescor.

Nesta rotina atribulada que vivemos parece um sonho voltar para um recanto com tal aroma, que terá seu efeito potencializado se, a deliciosa cor violeta for acrescida em pequenas ou generosas doses.

Cromoterapia, técnica que vem do Antigo Egito, presente nos fundamentos da Medicina Chinesa e Indiana, afirma que violeta é cor sedativa dos nervos motores e sistema linfático, cauterizadora das infecções e inflamações, utilizada no tratamento da incontinência urinária e psicoses.
Enquanto lavanda é uma essência yang, violeta é cor metafísica, da alquimia e da magia, vista como representante da energia cósmica e da inspiração espiritual.

Um devaneio que nos leva para a espiritualidade e purificação. Seu efeito transforma as energias negativas em positivas, acalma o coração, a mente e os nervos.

Esta bela cor em várias tonalidades é usada no Feng Shui para induzir a tranqüilidade , sossego e calma. Como estimula a espiritualidade, deve ser aplicada nos locais destinados à meditação e recolhimento.


Ilustração - "The Violet" (Viola), de Mary E. Eaton


Lavanda



O aroma da lavanda é um dos mais versáteis agindo como tranqüilizante, analgésico, regulador cardíaco, antisséptico, antiespasmódico, diurético, desodorante e hipotensor. Como é versátil este óleo essencial !

E, que fragrância agradável e relaxante nos proporciona. Obtido por destilação a vapor das coloridas flores, folhas e caules de Lavandula officinalis, apresenta composição rica em linalol e acetato de linalina.

Conhecido desde a Antiguidade, o nome que vem do latim “ lavare”, e significa lavar, reflete sua característica de pureza e bem estar.
Usada na perfumaria, para desodorizar ambientes e roupas, já era empregada no Império Romano devido a fragrância agradável e as propriedades curativas.

Usemos, pois quando o assunto é perfumar-se, devemos em Roma fazer como os romanos e no resto do mundo também. É a cor de Júpiter , para ser usada na quinta- feira.

Inúmeros perfumes levam a lavanda na sua composição, principalmente os masculinos. Alguns tem seu fragrante aroma mais evidente . Noutros aparece como coadjuvante. Experimente: English Lavender Yardley, Caron Pour Un Homme, Agua Lavanda Puig, 1881 by Cerruti, Aqua di Parma, Aqua Allegoria Lavande Velours Guerlain ,Bouquet Imperiale by Roger Gaillet, Covet by Sarah Jéssica Parker , Pure Lavender by Azzaro, BLV by Bvlgari, Lavanda Johnson’s.
Certamente num destes encontrará a concentração ideal para o seu prazer.



Dicas e Artigos:

- Para Cromoterapia
- Para Feng Shui
- Para Yang
- Para Linalol


Ilustrações ~ à direita - Lavanda
~ à esquerda - Publicidade de
Yardley Lavander, do ano de 1929




*Sobre a autora - Elisabeth Casagrande é Bióloga e Bioquímica de formação, e atualmente professora de Microbiologia no ensino universitário. Porém, mais que isso - Elisabeth Casagrande é uma pessoa iluminada e cheia de talento. Toda a criatividade, conhecimento e maravilhoso estilo literário de Elisabeth podem ser conferidos no seu blog, Perfumes Bighouse - uma recomendação especial para aqueles que desejam enriquecer seu dia com uma leitura perfumada.


"Acredito na essencial unidade do homem, e, portanto na unidade de tudo o que vive. Por conseguinte, se um homem progredir espiritualmente, o mundo inteiro progride com ele, e se um homem cai, o mundo inteiro cai em igual medida."

Mahatma Ghandi


Leitura Indicada:

- Princípios de Vida
Autor: Mahatma Ghandi
Editora:Nova Era / 1993


6 comentários:

Anônimo disse...

Belo texto da Betty, ficou lindo neste blog mais belo ainda, estao de parabens !

Gaëlle disse...

Olá Luz!

Que prazer em receber-te aqui, no Perfumes & Etc!
Estou completamente de acordo com a tua opinião sobre o texto da Betty, mas eu sou suspeita (rsrsrs)... Além de fã ao nível pessoal, sou também grande admiradora do trabalho que ela executa com tanto amor e dedicação.

Um grande abraço para você!

Anônimo disse...

Olá Luz e Gaelle.
Agradeço as duas queridas. É um prazer compartilhar estes momentos perfumados. Bálsamo para o espírito! Beijoca nos corações.Elisabeth

Mary Jo disse...

Achei seu blog fazendo uma pequisa no google sobre o muguet e simplesmente me apaixonei por ele. Parabéns! Com as suas descrições simplesmente viajei no mundo das fragãncias. Estou à procura de um perfume para chamar de meu mas não tenho a menor idéia por onde começar. Vc poderia me ajudar com todo o seu conhecimento do mundo olfativo?

Algumas descrições dos meus gostos podem ajudar. As fragâncias que mais gostos são as suaveis. Detestos os florais frutais, me dão enjôo (gabriela sabatini para mim é o fim!).
Os perfumes que uso atualmente são: o summer by kenzo, thaty e floratta in blue (um floral mais leve) do o boticário, e o que não abro mão para depois daquele banho refrescante e para dormir é a lavanda johnson!
O Ck one também me encantou por um tempo e também o floratta in silver do o boticário, pena que saiu de linha, mais pesquisando por ai vi que ele era "inspirado" no emporio armani she, fui atrás e amei o armani.
Como dá para perceber na minha listinha de fragãncia não há nenhum perfume marcante, e é o que eu sinto falta. De um perfume que fosse aquele que se pudesse dizer assim: hum... que cheiro de Joana, rsrsrs...

Tens alguma dica de por onde eu devo começar a procurar?

Obrigada pela atençao atencipadamente e desculpa o aluguel, já faz um tempo que estou nessa busca e até agora nada! E agora só alguém como vc pode ter a solução! rsrsrs...

bjinhos.

Gaëlle disse...

Olá Mary Jo!

Você não imagina o prazer que tive ao ler o seu comentário!

Pude ter uma idéia dos seus gostos, e uma primeira fragrância veio-me a mente: Mimosa, de Christiane Celle (Calypso St. Barth).

Outras fragrâncias que você poderia gostar - Baby Grace, de Philosophy e Mimosa pour Moi, de L'Artisan Parfumeur.

Algumas que eu recomendaria, e seriam indicadas para ocasiões mais descontraídas: Amazing Grace, de Philosophy e o relativamente novo Kenzo Power, que, apesar de comercializado como masculino, pode ser perfeitamente usado pelo público feminino.

Um grande abraço!

Mary Jo disse...

Oi linda!

muitíssimo obrigada pela sua atenção viu!

vou verificar cada uma das fragâncias indicadas com mta atenção!

Quando descobrir "O perfume" volto ak para te dizer!

bjão.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin