31 de março de 2009

I Profumi di Firenze


I Profumi di Firenze


Durante a inundação de boa parte de Florença, provocada pela enchente do Rio Arno, em 1966, o apotecário Giovanni di Massimo descobriu as receitas do famoso perfume secreto de Catherine de Medici (nascida em Florença, em 13 de abril de 1519 - morta em 1589, no Château de Blois), bem como outras fórmulas da rainha.

O endereço de sua loja, atingida pela inundação, foi sempre o local de comércio de perfumes e instalação de apotecários, desde a Idade Média. Na Renascença, o palácio dos Medici era localizado no quarteirão, e os membros da famosa família encomendavam fragrâncias no local onde presentemente situa-se I Profumi di Firenze. Durante o processo de remoção das águas, os manuscritos contendo as fórmulas pessoais de Catherine, bem como de vários membros da nobreza da época, foram achados. Golpe de sorte para Massimo!

A arte da perfumaria prosperou na Renascença Italiana, e Catherine de Medici foi conhecida por introduzir na França o refinamento italiano, chegando mesmo a ter um perfumista particular. De certa forma, a infame rainha da França (por seu casamento com Henry d'Orléans, mais tarde Henry II), considerada uma das instigadoras do terrível Massacre de São Bartolomeu, foi também a grande responsável pelo então recém adquirido status de seu país de adoção, como centro europeu de manufactura de cosméticos e perfumes.

Atualmente, I Profumi di Firenze propõe novas formulações, agradando aos mais diversos gostos, enquanto conserva a aura mágica de apotecário florentino.


I Profumi di Firenze - Via Vacchereccia, 9-red
I-50122 Firenze (Toscane)
055 2396055‎


Ilustrações ~ à esquerda - pintura/ilustração do site de I Profumi di Firenze (também tema das caixas/embalagens da marca)
~ à direita - Catherine de Medici, por François Clouet (1555)




2 comentários:

Elisabeth disse...

Oi Gaelle. Tesouros escondidos ... quantos ainda a instigar a curiosidade.Imagino o que sentiram diante de tal descoberta!É uma das coisas que me atrai na Europa. Esta história tão rica e ainda cheia de mistérios.Beijocas . Elisabeth

Gaëlle disse...

Olá Betty!


Imagine que surreal descobrir as receitas enterradas do Medici! Florença tem uma aura magica, e as perfumarias florentinas, como Santa Maria Novella, I Profumi di Firenze e a Farmacia Ss. Annunziata, conseguem transportar-me diretamente a essa cidade, tão amada e rica em cultura.
I Profumi di Firenze é uma marca que adoro, e pretendo comentar sobre varias de suas fragrâncias aqui no blog.

Mil beijocais perfumadas!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin