29 de março de 2009

Marco Sabino





Bate-papo com Marco Sabino


Marco Sabino é uma figura mítica da moda Brasileira. Esse premiado estilista, formado pelo famoso Studio Berçot, tem encantado o país, desde seu début na criação de bijuterias e acessórios, em 1980, passando pela fantástica contribuição a diversos jornais e revistas com artigos sobre moda e comportamento, além do sucesso de suas coleções.

Eterno estudioso de costumes, Marco lançou em 2006 o Dicionário da Moda , considerada uma das obras mais completas sobre a indumentária. Resultado de uma extensiva pesquisa, o livro, que reúne mais de 1300 verbetes, é uma fonte de conhecimento para todos aqueles ansiosos em navegar pelo envolvente mundo da moda. E é com imenso prazer que acolhemos aqui no Perfumes & Etc, um dos personagens-chave desse universo mágico.


Perfumes & etc - Marco, qual é a sua relação com os perfumes?
Marco Sabino - Perfumes sempre me trazem lembranças, me fazem viajar no tempo, resgatar momentos...

Perfumes & etc - Agora, conte-nos um pouco sobre os seus gostos pessoais. Quais são as suas fragrâncias prediletas?
Marco Sabino - O primeiro perfume que usei foi Lancaster, ainda nos anos 60, depois Vitess, Pinho Silvestre, Brut de Fabergé, Pub, Lacoste, Monsieur de Givenchy, Rastro, YSL, Patchouli indiano, Polo de Ralph Lauren, English Fern da Penhaligon’s, Eau d’Hadrien de Annick Goutal (que conheci pessoalmente), Mûre et Musc do L’Artisan Parfumeur, Lavanda Johnson’s e Rastro novamente.

Perfumes & etc- Há uma certa tendência atual de perfumaria confidencial, dita de "niche", onde os perfumistas usam materiais de qualidade superior, e buscam a diferenciação. Você poderia traçar um paralelo dessa tendência em termos de moda?
Marco Sabino - A perfumaria de “niche” é relacionada à exclusividade, ao luxo, à importância e valorização da qualidade, um não à massificação e um sim ao personalizado. Está englobada num processo cíclico dos hábitos de consumo. A moda também tem abordado este retorno à exclusividade e o mundo está repleto de “personal services”. A moda colocou em evidência o vintage e tenta resgatar o personalizado, as profissões e hábitos comuns do passado como ter seu próprio alfaiate, camiseiro, costureiro ou sapateiro. Faz parte do movimento que denota saturação e da necessidade de renovação das vontades.

Perfumes & etc- O que você acha que falta atualmente na indústria Brasileira de perfumaria?
Marco Sabino - Eu uso Rastro, pois prefiro águas de colônias aos perfumes atualmente. Mas acho que infelizmente seu aroma não perdura, não passando de um momento que, aliás, aprecio muito. Gosto de vaporizar minha roupa de cama e travesseiros com Rastro ou lavandas. O efeito me calma. Eu não conheço muito os perfumes nacionais, mas como já disse, gosto muito das lavandas e alfazemas. Como sabonete, e só como sabonete, gosto do Acqua Fresca do Boticário.


Perfumes & etc- Como você poderia definir uma pessoa bem perfumada?
Marco Sabino - Não gosto de perfumes que marquem território, que contagiem o ambiente ou que passem para nossa pele quando cumprimentamos alguém. Gosto de perfumes suaves, aromas sutis e que não violentem o olfato.

Perfumes & etc- Para finalizar, como você vê o futuro do circuito nacional de perfumaria e moda - tanto em termos literários (blogs, livros), quanto no setor industrial?
Marco Sabino - Sou o curador da exposição que contará a História do Perfume como parte das comemorações do ano França-Brasil que tem início no dia 21 de abril. A exposição acontecerá no Shopping Leblon* e será um grande evento. Tenho pesquisado muito e lido bastante. O assunto é fascinante, embora ache que perfumistas extrapolem um pouco na imaginação e palavras ao explicar suas criações. Acho que ainda há muito espaço para publicações sobre o assunto, inclusive trabalhos que resgatem a relação do povo brasileiro com o perfume.


* Shopping Leblon - Av. Afrânio de Melo Franco, 290, Leblon – CEP: 22430-060 – Rio de Janeiro – RJ

Ilustrações ~ ao alto - Marco Sabino
~ primeira à direita -
Dicionário da Moda / Autor: Marco Sabino / Editora: Campus
~ à esquerda - colagem de Marco Sabino
~ segunda à direita - colagem de Marco Sabino
- Todas as ilustrações foram usadas com a autorização de Marco Sabino. Reprodução proibida.



4 comentários:

Elisabeth disse...

Gaelle...perfeita! Uma entrevista deliciosa com um ícone do mundo fashion que, como não poderia deixar de ser, está lindamente envolvido com perfumaria. Deu-me saudades de alguns aromas ( como Rastro )que usei diariamente durante um período muito gostoso da minha vida, no qual lavanda era a nota preferida. Parabéns querida !Elisabeth

Gaëlle disse...

Obrigada, Betty!
O Marco é inspirador! Bijouterias fantásticas, um senso criativo genial...Além do mais, ele sabe é um verdadeiro guia fashion, na minha opinião.
Você acredita que depois de publicar a entrevista, fui pegar o Eau d'Hadrien do meu marido - entrando no clima Marco Sabino (rsrsrs).
O Marco sendo curador, a exposição no shopping Leblon será sinônimo de qualidade e sucesso garantido.

Belita disse...

Adoreeei a entrevista!

É outra coisa ler pessoas inteligentes e inspiradoras falando, não é? Tão simples e tão cheio de verdade. Muito gostoso mesmo de ler!

Parabéns, Gaelle!

Bjinhos!

Gaëlle disse...

Pura verdade, Belita! Os comentários do Marco são estimulantes, e ele, como personagem, é inspirador!
Mil beijinhos, bela!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin