14 de abril de 2009

Lostmarc’h


Lostmarc’h


A Bretanha é uma das partes mais envolventes da França. Composta pelas regiões de Côtes-d'Armor, Ille-et-Vilaine, Finistère, Loire-Atlantique e Morbihan, esse antigo reinado e ducado celta independente foi igualmente chamado Less, Lesser e Little Britain (o contrário de Grã-Bretanha). Podemos também contar com o Loire Atlantique, que, apesar de oficialmente separado da Bretanha durante a Segunda Grande Guerra, guarda ainda a cultura e os valores locais.

O francês é a língua oficial, seguido pelo bretão, conservado até os dias atuais como uma segunda língua ou dialeto. Todo o fascínio da região é simbolizado por esse espírito de preservação e apego às raízes. Terra de Jules Verne e Chateaubriand, e cenário de obras fantásticas de Boudin, Henri Moret, Cottet e Gauguin, a Bretanha encanta por suas paisagens, mitos e lendas.

Toda essa riqueza visual e cultural precisava ser expressa por seus próprios perfumes. E foi a praia selvagem de Lostmarc’h, a última da Europa continental, situada na ilha de Crozon, no Finistère, que serviu de inspiração para a marca bretona homônima.

Lostmarc'h prima pela qualidade de seus produtos, elaborados com o maior respeito ao consumidor, e com matérias-primas de qualidade. A maioria das fragrâncias foi batizada com nomes bretões, como Ael-Mat (anjo guardião), Aod (beira-mar), Atao (sempre/para sempre), Din Dan (arbusto), Iroaz (rosa), Lann'Ael (Charneca do Anjo), a exceção do novo lançamento, L'Eau de l'Hermine.

Entre as maravilhosas eaux-de-toilette, sabões e velas aromatizadas, sem falar nas loções corporais, Lostmarc'h é um passaporte garantido à Pátria Mãe da romântica Anne de Bretagne. Falaremos de cada uma das criações dessa fascinante marca aqui, no Perfumes & Etc.



PS - É também na ilha de Crozon (Presqu'île de Crozon), que se realiza anualmente o Festival du Bout du Monde, aonde a mistura de culturas é festejada em forma de música. Este ano, o festival ocorrerá entre 31 de julho a 2 de agosto. Tendo a oportunidade, não deixe de participar dessa festa mestiça no meio do feérico território Bretão.


Ilustrações ~ ao alto - boutique Lostmarc'h, em Rennes
~ à direita - praia de Lostmarc'h (foto de finistere-fr.com)
~ à esquerda - Passage de Bretagne, de Paul Gauguin



3 comentários:

Lizzie disse...

A França é um lugar que me encanta.

Lindas as imagens postadas. As informações são coerentes, muito bom!

E os perfumes franceses são maravilhosos, dizem.


Ótimo dia!
www.lizziepohlmann.com

Carla M. disse...

Adorei teu blog. Acho qeu tu consegue trazer a alma de um perfume, não apenas falar tecnicamente das diferentes notas dele. Parabéns pelo teu trabalho de pesquisa acurado.

Abraço,

Gaëlle disse...

Carla - Ah, agora eu estou cheia de lágrimas nos olhos :0) Nem tenho palavras para agradecer o teu comentário!
Eu procuro falar de perfumes como gostaria de ouvir o tema. Comento as notas, mas tento focar na essência.
Acho que perfumes são como vinhos - devemos conhecer as notas, indo além do descritivo das mesmas, tentando entrar na alma do elemento (se não fica chato- rsrs).
Mil beijinhos para você, Carla!

Lizzie - Certas regiões da França são encantadoras, e adorei descobrir esta nova marca de fragrâncias. Obrigada pelo adorável comentário!
Um grande abraço, Lizzie!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin