28 de abril de 2009

O Dia do Trabalhador e o Lírio-do-Vale


O Dia do Trabalhador e o Lírio-do-Vale



No primeiro dia de maio é comemorada a festa do trabalho na maior parte dos países europeus, à exceção da Suíça, Holanda e Reino Unido (aonde a primeira segunda-feira do mês é consagrada ao feriado), bem como no Brasil. Nos Estados Unidos, o "Labor Day" é festejado na primeira segunda-feira de setembro.

E foi nos Estados Unidos, durante o congresso de 1884, que os sindicatos deram-se o prazo de dois anos para instituir uma jornada diária de trabalho de oito horas. A data escolhida para iniciar a ação foi o 1° de maio, visto que diversas empresas americanas começavam seus anos fiscais neste dia. No dia 1° de maio de 1886, a pressão sindical permitiu a aproximadamente 200.000 trabalhadores obterem a carga de 8 horas diárias.

No dia 20 de junho de 1889, o congresso da 2a. Internacional Socialista (IIème Internationale Socialiste) reuniu-se em Paris, a fim de comemorar o centenário da Revolução Francesa, e decidiu fazer do primeiro dia do mês de maio, data de luta mundial pela jornada de oito horas de trabalho - uma homenagem ao movimento de 1° de maio de 1886, em Chicago.

É costume, na França, oferecer um raminho de muguet no dia do trabalho. O muguet, ou lírio-do-vale (Convallaria Majalis) é uma planta originária do Japão, e presente na Europa depois da Idade Média. Os Celtas consideravam-na como uma espécie de talismã, e acreditavam que a mesma trazia sorte.

No século XV, a festa do amor era celebrada no dia primeiro de maio, quando príncipes e nobres senhores rendiam-se aos bosques para colher lírios-do-vale , que serviriam a decorar suas habitações.

No dia 1° de maio de 1561, o rei Charles IX, recebendo um ramo de muguet como talismã de sorte, decide fixar a data em que seriam oferecidos anualmente ramos a todas as senhoras da corte. Nasceu assim a tradição da "festa do muguet". Nesse dia, bailes eram organizados, onde as jovens vestiam-se de branco, e lírios-do-vale eram dados aos participantes.

Atualmente, o dia do trabalho foi associado à flor, que é ainda é oferecida como símbolo de amor e sorte.



Fragrâncias indicadas: Diorissimo e Muguet du Bonheur


"Un brin de muguet pour un jour, l'amour pour toujours"
Um ramo de lírio-do-vale por um dia, o amor para sempre



Ilustrações ~ ao alto - poster vintage a favor da jornada de 8 horas de trabalho
~ à direita - imagem Muguet porte-bonheur
~ à esquerda - Festa do muguet (1922) em Nantes, França ( fonte: images-d-autrefois.fr)




2 comentários:

Anônimo disse...

nice blog!!

Gaëlle disse...

Hey Niktaris!

Nice to see you here!
Thanks for the compliments!

xoxoxo

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin