1 de abril de 2009

Vaniglia del Madagascar

I Profumi di Firenze - Vaniglia del Madagascar


Eu adoro o odor de baunilha, mas sou extremamente exigente com as fragrâncias ditas gourmandes. Baunilha deve proporcionar conforto, aconchego, transmitir uma certa noção de alegria, sem cair no enjoativamente doce, artificial, penetrante e incoerente aspecto que percebo em várias fragrâncias atuais.

Vaniglia del Madagascar preenche todos os meus critérios, e mesmo os ultrapassa. A rica baunilha Bourbon de Madagascar é a grande estrela, e mostra todas as suas facetas: encorpada e profunda, porém suave; agradavelmente doce, mas não invasiva. Posso captar uma determinada nota de heliotrópio abrindo o concerto, somando-se às flores e ramos da baunilha de Madagascar.

A grande vantagem de Vaniglia del Madagascar em comparação com outras baunilhas gormandes, é a ausência do aspecto sintético, presente explicitamente em muitas criações. Aprecio também o poder de fixação da eau-de-parfum, notavelmente superior a outras fragrâncias que tenho testado, como as baunilhas de Molinard e Comptoir Sud Pacifique. Pude igualmente notar a dualidade entre descontração e profundidade - o que não achei nas criações de Maître Parfumeur et Gantier (Fleur de Comores) e L'Artisan Parfumeur (Vanilia). Acredito que Vaniglia de Madagascar é o justo meio-termo entre o carácter brincalhão e despreocupadamente "guloso" das baunilhas de Molinard e Comptoir Sud-Pacifique, e a maior seriedade de Fleur de Comores e Vanilia.

I Profumi di Firenze é uma marca relativamente barata na Itália, e os perfumes, loções corporais e diversos produtos apotecários têm um preço acessível, ao contrário do que acontece nos Estados Unidos, aonde as fragrâncias atingem níveis de custo equivalentes às linhas confidenciais. Então, aconselho-os vivamente a procurar um amigo, ou correspondente que esteja partindo em direção a bela Itália, e solicitar "aquele favorzinho extra". Caso seja você o feliz turista em Florença, não deixe de testar os produtos.


PS - Dedico este post a minha amiga Nagma, grande apaixonada por notas de baunilha.


Ilustrações ~ à direita - Ponte Vecchio, Florence, de Antonietta Brandeis
~ à esquerda - baunilha de Madagascar (flores e ramos)



2 comentários:

mizsadako@yahoo.com.br disse...

Opa! Estou encomendando um set de amostras na Perfume Shoppe e estava meio indecisa. Você ajudou a me dcidir entre qual perfume da Profumi de Firenzi experimentar primeiro. Obrigada ; )

Gaëlle disse...

Estou super contente em ter podido ajudar-te :0)
Se quiseres outras sugestões de fragrâncias de I Profumi di Firenze que valem a pena serem testadas, sugiro: Ambra del Nepal (baunilha ambarada), Talco Delicato (um delicioso atalcado) e, se gostares de lilás, Lilla Serenella.

Mil beijinhos!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin