26 de maio de 2009

Cheiro de Bebê


Cheiro de bebê



Não é segredo que eu sou uma grande fã dos aromas suaves, que evocam inocência e limpeza. Creio que todo utilizador habitual de perfumes precisa de um momento de pausa das fragrâncias habituais, ou tem dias em que algo descomplicado é simplesmente ideal. Quando isso acontece, eu recorro a dois naipes: os perfumes que classifico como "just out of the shower" (tema de um próximo artigo) - fragrâncias que evocam frescor, o odor do sabonete e o exato momento em que saímos do banho, ou os "cheirinhos de bebê", que lembram a simplicidade e pureza das primeiras colônias ou artigos de higiene infantis.

O aroma que muitos definem como "cheirinho de bebê" está presente em nossos subconscientes desde 1890, quando Johnson & Johnson lançou seu icônico talco. Na época, antes do advento das fraldas descartáveis, o talco Johnson's era a única maneira de manter os bebês secos e confortáveis, diz o diretor de produção global da marca, Fred Tewell. Tais sensações foram associadas ao odor do produto, que imprimiu-se na psiché americana.

Os odores de talcos e loções infantis têm a capacidade de despertar sentimentos de familiaridade e reconforto. Momentos de ternura podem ser relembrados pelo simples uso de uma fragrância que capture a singeleza dos primeiros carinhos.



Os Mais Verdadeiros



- Demeter Baby Powder - Demeter é uma marca famosa por reproduzir fielmente os mais diversos temas aromáticos, e a sua versão de talco para bebês é uma das mais perfeitas que pude sentir. As palavras "baby powder" são escritas com o mesmo tipo de letra e cores do logo da loção para bebês de Johnson's.



- Natura Mamãe e Bebê - A linha Mamãe e Bebê tem mais de quinze anos de existência, e foi criada com o objetivo de reforçar o vínculo entre a mãe e o recém-nascido. A colônia Mamãe e Bebê é, na minha opinião, uma das melhores e mais bem-sucedidas interpretações da idealização do aroma de um bebê.


- Bulgari Petits et Mamans - A marca italiana Bulgari, tal e qual a brasileira Natura propõe a mesma ideologia do vínculo entre mãe e filho através de uma fragrância única. Um toque de camomila e uma nota de mandarina integram-se com maestria ao fundo atalcado. Disponível em eau-de-toilette (com álcool) e eau de senteur (sem álcool).




Versões Adultas



- Talco Delicato, de I Profumi di Firenze - O mais cítrico dos aromas de talco para bebês - é como defino a maravilhosa criação da marca florentina I Profumi di Firenze. Em versão eau-de-parfum e "profumo senza alcool" (sem álcool).


- Teint de Neige, de Lorenzo Villoresi - A mais deliciosa e elegante mistura de talco de bebês e rosas.



- Iris, de L'Erbolario - Excelente alternativa de substituição para o mais caro Teint de Neige. Aroma extremamente similar e poder de fixação divino.





Bebê à Européia




As criações para bebês de certos países europeus parecem fugir a mítica associação de talco e loção Johnson's. Geralmente apostando nos agrumes e na flor de laranjeira, essas declinações são diferentes do nosso conhecido estereótipo, porém não menos atraentes.

- Eau de Bonpoint, de Annick Goutal - Agrumes, flor de laranjeira e petit-grain compõem a criação da maison Goutal, que também é a assinatura olfativa da boutique infantil francesa Bonpoint. Disponível em eau-de-toilette (com álcool) e eau de senteur (sem álcool).


- Petit Ange, de Parfums de Nicolaï - A mandarina é a estrela principal dessa eau de senteur, suavizada pelos acordes florais do lilás e uma leve nota de beijoim. Tudo com o toque de mestre de Patricia de Nicolaï, neta e digna herdeira de Pierre Guerlain.


- Petit Guerlain - Mandarina, laranja e lavanda envolvem a mimosa, a rosa e o jasmim em um fundo de imperceptíveis notas de tonka e baunilha. Uma criação de Olivia Giacobetti para a maison Guerlain, considerada como perfeita iniciação ao universo da marca.




Ilustrações - ao alto - To you and your baby - cartão vintage
Os Mais Verdadeiros ~ primeira à esquerda - Demeter Baby Powder
~ à direita - Natura Mamãe e Bebê colônia
~ segunda à esquerda - Bulgari Petits et Mamans
Versões Adultas ~ primeira à esquerda - Talco Delicato, de I Profumi di Firenze
~ à direita - Teint de Neige, de Lorenzo Villorezi
~ segunda à esquerda - L'Erbolario Iris
Bebê à Européia ~ primeira à esquerda - Eau de Bonpoint, de Annick Goutal
~ à direita - Petit Ange, de Parfums de Nicolaï

~ segunda à esquerda - Petit Guerlain, de Guerlain



8 comentários:

Raquel disse...

Gaëlle

que vergonha, só leio teu blogue no reader! mas este cheirinho de bebê me trouxe de volta. É um dos poucos perfumes que que gosto sempre.

beijocas

Gaëlle disse...

Raquel - que saudades de você!
Ah, só assim eu consigo despertar a tua atenção, hem (rsrsrs)?! Eu também gosto do Cheirinho de Bebê! Lembro-me que quando morava no Brasil, borrifava todos os têxteis da casa com o Cheirinho rosa. Nem preciso dizer que a minha casa era cheirosíssima, não é (rsrsrs)?
Cheiro de bebê é o nome da matéria, mas se ele serviu para atrair-te, batizarei outros textos assim - rsrsrs.
Vou dar uma passadinha agora no Jane Austen em Português.

Beijos mil!

Anônimo disse...

Oi Nelci!
Nossa, usei muito Mamãe Bebê da Natura quando criança... (momento nostalgia!)
Adorei ler sobre esses cheirinhos de bebê, é uma coisa tão boa não é?! Confortável!
B-jos

Gaëlle disse...

Oi Lu!

Que bom ver-te por aqui! Você não imagina o meu prazer!
Ah, Natura Mamãe e Bebê... Eu usei desde o lançamento, e ainda tenho dois frascos estocados no armário. Mamãe e Bebê é uma das minhas fragrâncias coringa prediletas. Quando estou nos meus dias "sem humor para perfume" (pois é, isso acontece - rsrsrs), ou quando desejo algo leve, ainda faço recurso a ela. Entretanto, como não é disponível por aqui, estoco de dois em dois frascos, aproveitando cada amigo que vem do Brasil (rsrsrs).
Adoro os cheirinhos de bebê, bem como os aromas tipo "acabei de sair do banho"!
Obrigada pela visita, linda!

Mil beijos!

BCas disse...

Oi Nelci
Que delicinha! Dá para imaginar os bebezinhos com seu cheirinho maravilhoso. É um dos melhores aromas do mundo.
Também usei muito o Natura e o talquinho Johnson's de vez em quando aparece aqui em casa . Beihjocas. Elisabeth

Gaëlle disse...

Oi Betty!

O talquinho Johnson's não sai daqui de casa - rsrsrs. Gosto tanto que comprei o Demeter Baby Powder, que reproduz o aroma com exatidão. O único ponto negativo é o poder de fixação. Entretanto, o resultado final é tão gostoso que não ligo de ter que reaplicá-lo eventualmente :0)

Mil beijocas!

Eudiza Quevedo disse...

Nossa! To feliz da vida, vc é como minha alma gemea descoberta numa Sexta de Maio! Gosta de Jane Austen, gosta de perfumes! Amei seu site e desde hoje ta adicionado ao meu Reader. Parabens por uma beleza de site.

Beijao desde Mexico!

Gaëlle disse...

Querida Eudiza,

Desculpe-me por liberar o comentário tão tarde. Falando em comentário, adorei lê-lo, e saber que tenho uma alma irmã no México - rsrsrs.
Então você também é fã de Miss Austen?! Eu sou fascinada pelos trabalhos de Jane Austen desde a adolescência, e ela é minha autora predileta. Alguns outros escritores que adoro: Toni Morrison, Charles Dickens, Oscar Wilde e Daphne du Maurier.
Estou tão feliz em conhecê-la! Imagine, alguém que gosta de literatura, Austen e perfumes... Já percebi que trocaremos muitas figurinhas - rsrsrs.

Mil beijos!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin