8 de junho de 2009

Brincando de Perfumista - MyParfuem


Brincando de Perfumista - MyParfuem


Após ler a matéria no site Fragrantica falando da firma MyParfuem, que possibilitou ao grande público a elaboração de uma fragrância personalizada, eu não pude resistir a criar um perfume Gaëlle.

MyParfuem é uma empresa alemã que propõe a personalização de uma eau de parfum, disponibilizando um menu de 30 ingredientes exclusivos (no momento em que escrevo) a serem selecionados e integrados a uma das bases oferecidas. Entre as bases, constam: Female Flower (base floral), Female Fresh (elementos florais e frutais para um resultado esportivo e fresco), Female Fruity (base frutal), Female Exotic (uma base oriental com especiarias), Male Green (notas verdes), Male Spicy (especiarias), Male Fresh (a contraparte masculina de Female Fresh) e Male Exotic (versão masculina de Female Exotic).

O primeiro passo é a especificação do gênero (masculino ou feminino), seguindo-se pela escolha da base. O grande problema é que as mesmas são pré-produzidas, e o cliente fica no escuro, sem saber ao certo o que cada uma contém, contando somente com os descritivos gerais. Pensando que uma base oriental adequaria-se bem às notas que pretendia selecionar, escolhi Female Exotic.

Sem conhecer os ingredientes da base, optei pela simplicidade. Não queria um festival de notas em um fundo diversificado demais, criando um carnaval olfativo. Sendo assim, selecionei 4 componentes: amêndoas, baunilha, canela e cereja.

Um oriental moderadamente gourmand, tendo a amêndoa como grande estrela era o meu objetivo. Para tanto, graduei as proporções (numa escala de concentração de 1 a 3): 3 x Amêndoas, 2 x Baunilha, 1 x Cereja, 1 x Canela.

O segundo passo foi a a escolha do nome do perfume e da embalagem. Simploriamente, batizei minha primeira criação Gaëlle, e optei por um frasco com motivos abstratos em tom rosa. Desembolsei o valor de 29 Euros mais 6.90 Euros de custo de transporte, e esperei uma semana para o recebimento do meu frasco de 30ml.

O que recebi - Uma caixa contendo um certificado, um folheto explicativo, o código do meu perfume, um bônus de redução para futuras compras, e, claro Gaëlle (o perfume), devidamente colocado no meio da embalagem caprichada.

Gaëlle, o perfume - Resumindo: um grande desapontamento! Ao retirar a tampa, um aroma indefinido de colônia masculina invadiu minhas narinas. Ao tentar decriptar as notas, pude perceber a cereja e a amêndoa, que, tímidas e quase imperceptíveis tentavam submergir, sendo devoradas pela horrível base, que lembrava-me uma versão oriental de um desodorante Axe (ou Adidas). Após quarenta minutos, durante os quais mantive a esperança de uma mudança drástica na evolução da fragrância que poderia fazer valer a minha compra, a mesma... PUFT!...desapareceu.

Conclusão - Felicito MyParfuem pela idéia, que permite a cada um brincar de perfumista com um capital reduzido. Entretanto, as bases pré-formuladas são difíceis de serem trabalhadas, podendo levar a um resultado final completamente diferente do desejado.

Inúmeros pequenos e-tailers americanos disponibilizam um serviço semelhante, permitindo a criação de uma fragrância pessoal (sem a particularidade de seu nome impresso na embalagem), pela seleção de óleos aromáticos diversos, o que considero uma excelente opção na busca de individualização com baixos custos. Depois de uma primeira tentativa fracassada, eu não repetiria a brincadeira. Afinal, com 29 Euros eu poderia apostar em uma fragrância elaborada por um dos e-tailers citados, ficando certamente mais satisfeita. Sorry, MyParfuem!


Ilustrações ~ ao alto e à direita - Gaëlle, de Gaëlle Morel - eau de parfum fabricada pela empresa alemã My Parfuem - Fotos de coleção pessoal (reprodução proibida)



6 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada pela postagem... estava quase encomendando o meu. Beijos !

Gaëlle disse...

Oi Luz!

Ah, desculpe se te desestimulei :0)
Bem, talvez você tenha mais sorte que eu, e o seu perfume (e a sua base) seja mais atraente. Li alguns comentários de gente que encomendou e gostou da composição. Infelizmente, esse não foi o meu caso. Tenho que admitir, porém, que a idéia de compor o próprio perfume, escolher as notas e ver o nome na embalagem é muito sedutora. O conceito ficaria ainda melhor se pudéssemos selecionar os componentes da base. O que matou, no meu caso, foi a base pré-formulada, que literalmente "comeu" as notas que havia escolhido.

Mil beijinhos, minha linda!

BCas disse...

Querida, segui passo a passo sua espectativa! E senti a frustração!.
Nãotinha gostado da idéia de base pronta! logo a base...
Melhor é brincar em casa com óleos essenciais e álcool neutro de cereais.
Depois de um ou dois meses de maturação você pode ter boas surpresas...
Já brinquei com óleos adicionando à perfumes básicos, discretos onde eu gostaria de salientar uma ou outra nota.
Divertido! Beijocas . Elisabethanessiak

Gaëlle disse...

Oi Betty querida!

Eu tinha feito uma colônia com base neutra já preparada (presente de uma colega americana, mas sei que a Aroma Haven tem dessas bases), a qual adicionei óleos aromáticos, e a mesma ficou muito melhor do que o meu perfume Gaëlle - rsrsrs.
Pois é, amiga - Que frustração!
Como remédio, misturei o tal perfume a eau-de-toilette Pâte d'Amandes (uma dessas edições limitadas baratinhas que a Yves Rocher vende no Natal, e que eu tinha no fundo do armário). Graças a tal mistura, estou conseguindo usar o Gaëlle.

Beijos mil.

Anônimo disse...

Nossa, que tristeza! Fazer com tanto carinho, esperar ansiosamente e dar nisso? Que horror Nelci! Fiquei desapontada junto kk. Ainda bem que sai em conta.
Beijos para ti!

Gaëlle disse...

Pois é, Lu - que decepção! Bof, mas ainda bem que não foi tão caro. Pensando bem, pelo que recebi, foi caro sim - dava para comprar um pick me up da Demeter, ou uns dois perfuminhos da Avon, que, com certeza, seriam mais usáveis - rsrsrs.
Bem, mas bem feito para a D. Nelci, que mesmo tendo um anjinho soprando atras da orelha e prevenindo que uma base pré-elaborada era perigo certo, não resistiu a brincar de perfumista - rsrsrs. Cresce, Nelci, cresce - kkkk.

Mil beijinhos para você amiga.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin