27 de agosto de 2009

Cheiro de limpeza


Cheiro de limpeza



Há dias em que determinados aromas parecem ser sobressalentes demais, e tudo o que desejamos é uma fragrância que evoque limpeza. Seja sugerindo o frescor da pele saída do banho ou da roupa recém-lavada, secando no varal, tais perfumes são escolhas perfeitas para ambientes de trabalho, ou dias mais quentes.

Sendo assim, aqui vai uma seleção de algumas das melhores fragrâncias a serem usadas quando tudo o que queremos é o reconforto de sentirmo-nos limpos - imaculadamente limpos.



Pegue o sabonete...


- Pure Soap, de Demeter - Demeter é conhecida por reproduzir quase fielmente os mais diversos aromas. Dessa vez, a marca de origem canadense investiu-se em recriar o odor de sabonete, no que foi extremamente bem-sucedida.


- Ivory Soap, de Cleanse your Soul - Ivory Soap é o produto mais antigo de Procter & Gamble. Comercializado desde 1879, Ivory permanece um dos sabonetes mais populares nos Estados Unidos. O pequeno etailer Cleanse Your Soul captou magistralmente a essência do clássico americano, comercializando-o nas mais diversas formas (body lotion, perfume roll-on, entre outras).


- Dove of Peace, de Bathed & Infused - Dove é mais floral e suave do que o potente e cítrico Ivory, mas igualmente eficaz quando o assunto é representar o aroma de limpeza em nossos subconscientes. Dove of Peace é a reprodução aproximada desse top-seller mundial.


- Marsiglia, de I Profumi di Firenze - Marseille é uma cidade francesa conhecida por sua beleza, seu porto comercial, e seus tradicionais sabões feitos com óleos vegetais. I Profumi di Firenze apostou na fidelidade absoluta ao produzir uma eau de parfum que considero como a mais perfeita interpretação do sabão marselhês.


- Pure, de Mark - Preço imbatível para a criação de Mark, subsidiária de Avon. Uma fragrância bem executada, que parece inspirar-se levemente na pureza do sabonete Ivory. Considerável poder de fixação e excelente relação custo/benefício.


- Bath, de Bobbi Brown - Néroli, jacinto aquático, flor de laranjeira, lírios brancos, sage aromática, sândalo e patchuli recriam o aroma da pele saída do banho. Uma opção mais luminosa e delicada entre os "soapy scents".



Saídos da lavanderia


- Clean Fresh Laundry, de Dlish - Seguindo o conceito básico da linha, Clean inova com mais uma variação do "aroma de limpeza", fazendo pensar, dessa vez, em amaciante de têxteis.


- Laundromat, de Demeter - Demeter ataca novamente, aventurando-se em uma interpretação olfativa do sabão em pó para roupas. O resultado é muito menos excêntrico e mais agradável do que a descrição deixa a entender.



- Body, de Victoria's Secret - Body é um floral almiscarado que supostamente copia o aroma do antigo sabão líquido para roupas de Victoria's Secret. A pele como extensão do odor de lingerie limpa? Not a bad idea!



Celebrity Clean


- Glow - Dizem as más-línguas que Miss Lopez, quando era somente Jenny from the Block (ou from the Bronx), costumava usar Rain, de Terranova. Ao lançar sua primeira fragrância, J.Lo. parece ter rendido homenagem ao perfume dos velhos tempos, criando algo muito similar, com uma carga adicional de almíscar . O resultado foi Glow, uma eau de toilette que, graças ao balanço especial entre flor de laranjeira, íris e almíscar, deixa uma sillage fresca e delicada, evocando os efeitos de um banho bem tomado.


Secando no varal


- Clean Provence, de Dlish - Clean Provence foi inspirado na região de Fernandel e Pagnol, com sua paisagem ensolarada, e o odor de roupas recém-lavadas pelo sabão de Provence, secando ao ar livre. Um toque de lavanda contribui com um aspecto de serenidade, que diferencia Clean Provence das demais criações de Dlish.

- Washed Cotton, de GAP - Washed Cotton lembra o odor de peças de algodão limpas. A mesma sensação que temos ao encostar o rosto em lençóis saídos do varal e ainda quentes do sol, foi aqui transposta. O preço democrático permite um prazer sem culpa.

- Sea Island Cotton, de Body & Bath Works - Reformulação (com mínimas variações) do antigo sucesso de Body & Bath Works, Cotton Blosson.


- Warm Cotton, de Clean - A mesma idéia de Washed Cotton desenvolvida por Dlish. O equivalente olfativo de uma T-Shirt retirada a pouco do secador de roupas.



Brisa Fresca


- Pure Grace, de Philosophy - Um pouco de matemática: Pure Grace = Ivory soap + Beach, de Bobbi Brown. Continuando: Pure Grace = Clean Ultimate = Carrière (com maior poder de fixação) = Gendarme (tirando-se uma imperceptível nota de lilás no precedente).

- Gendarme, de Gendarme - Originalmente destinada ao sexo masculino, mas adaptável ao uso feminino, essa combinação de limão, verbena, jasmim, tomilho e couro (em pouquíssima quantidade) fez furor em Hollywood. De Sharon Stone a Brooke Shields, passando por Tom Cruise e Dustin Hoffman, muitas são as personalidades que optam pela neutralidade de Gendarme. Somando-se a elas, dois ex-presidentes, Clinton e Bush.

- Carrière, de Gendarme - Divulgado como a versão feminina de Gendarme, porém, a meu ver, perfeitamente unissex, e não tão diferente do original. Extremamente parecido com Pure Grace, distinguindo-se por um poder de fixação maior.


Chic & Clean


- Muschio Oro, de Santa Maria Novella - Almíscar dourado e rosas atuam em um balanço perfeito para criar o mais elaborado dos "soapy scents".


- Musc
Bleu, de Il Profumo - Aura elegante e sillage modesta são as características dessa adorável fragrância à base de almíscar e acordos florais.





Ilustrações ~ ao alto - publicidade vintage do sabonete Ivory, de Procter & Gamble
~ direita e esquerda - acompanhando as fragrâncias citadas



6 comentários:

BCas disse...

Oi Gaelle. Bem lembrado amiga. São as fragrâncias que nos deixam a vontade,para ler um bom livro,realizar as tarefas do dia a dia, repousar o olfato e o espírito. Beijocas. Betty

Gaëlle disse...

Pois é, amiga. Quando estou nos dias "sem ânimo para perfumes" (isso acontece - rsrsrs), recorro a um dos "soapy scents". Acho gostoso poder prolongar o frescor do banho, ou relembrar o aroma de roupa limpa.
Mil beijos.

Unknown disse...

Gostei muito da resenha adoro esses soapy parfums... um cheirinho que evoca nossa memória olfativa como poucos...
Claro dos que conheço e uso Glow é delicioso, quero um Whased Cotton... agora fiquei aguada nesse da Avon americana... Bjos teu Blog é muito bom.

Cris Sampaio disse...

Adorei, amiga! Pra qem vive perguntando os aromas que remetem ao cheiro de banho, de limpeza, de lencóis limpos, vc fez um excelente apanhado! O Tommy Girl, apesar de eu não gostar da saída, depois me dá essa sensação confortável,de banho, o dia todo, bommm ;)

Gaëlle disse...

Oi Kelli!

Acho que você gostaria do Washed Cotton. Eu comprei o meu frasco há aproximadamente 4 meses, e sempre recebo elogios.
Quanto ao Pure, da Mark - ele realmente vale uma tentativa. O poder de fixação na minha pele foi considerável - mais de 6 horas.
Obrigada pelos elogios! Fico feliz que tenha gostado da matéria :-)
Assim que testar o Washed Cotton ou o Pure, venha compartilhar as suas impressões conosco, ok?

Mil beijinhos.

Gaëlle disse...

Oi Cris querida,

O Tommy Girl deixa essa mesma aura em uma amiga minha. Creio que na pele dela, a camélia ressalte. Na minha, a fragrância fica uma mistura de maçã e lírios, e não dá o mesmo resultado. Em compensação, o Glow (bem como o Rain, "pai" do Glow) fica divino em mim (hehe - que alta opinião eu tenho, né?! - rsrsrs).
Eu adoro os "cheirinhos de limpeza". Um dos meus xuxus do momento é o Musc Bleu.

Beijos grandes, amiga.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin