15 de setembro de 2009

Padparadscha



Padparadscha


Padparadscha é uma variedade de safira cuja tonalidade delicada, uma mistura de rosa e laranja, evoca tanto a cor do lótus, quanto o pôr-do-sol. A extravagância dessa pedra rara, originária do Sri Lanka, serviu de inspiração para a última fragrância da marca parisiense de bijuterias Satellite.

Depois de várias tentativas de imprimir um toque de diferenciação a seus perfumes, Satellite parece finalmente ter atingido seu objetivo. Os lançamentos anteriores, Ipanema, Corrida e 40° à l'Ombre, procuravam reproduzir lembranças de lugares exóticos, além de uma certa noção de movimento, caindo sempre no lugar-comum. Padparadscha diferencia-se dos predecessores pela ousadia, falhando, entretanto, no quesito originalidade.

A associação de notas frutais e uma arrojada quantidade de cedro fazem pensar imediatamente no clássico do gênero, o extremamente bem desenvolvido Feminité du Bois. Porém, enquanto a obra-prima de Christopher Sheldrake utiliza a rosa e a violeta como contraponto à intensidade do cedro, a criação de Satellite aposta na pimenta para ressaltá-la. O resultado, apesar de agradável, é excessivo. A enorme quantidade de pimenta quebra um pouco a magia do que poderia ter sido um oriental mais dinâmico e versátil.

A genièvre (expressão francesa para a fruta do junípero) concede um aspecto solar, conjugando-se belamente ao cedro e ao jasmim, e agregando-se ao âmbar e ao almíscar. A pimenta em abundância contribui para o toque de exotismo exacerbado, que serviria de diferencial na pele masculina. Apesar de descrita como feminina, Padparadscha transformar-se-ia em uma fragrância atraente na pele de um homem com a postura correta. A violência da fusão entre o cedro e a pimenta, sem muitos elementos de harmonia, teria então um propósito, adequando-se melhor a uma atmosfera de força viril.



Distribuidor da marca Satellite no Brasil
Scacalossi
Alameda Araraquara, 838
Alphaville - res. 4
Santana de Parnaíba - SP
CEP: 06542-045
Telefone: (0055)11-3966-0149




Ilustrações ~ à direita - View on the Sat Mahal Pāsāda, Polonnaruva, Sri Lanka, de Karl Simshäuser (1910-1991)
~ à esquerda - Safiras Padparadscha




2 comentários:

BCas disse...

Oi Gaelle. Não conheço este perfume, aliás nada desta linha. Não aporta em nossas praias, mas concordo teoricamente com seu ponto de vista. Cedro é uma nota que em evidência pode conferir ar seco e raspante à fragrância.Imagino salientado pela pimenta. Forte, masculino,quase agressivo. Realmente ousado quando inserido num contexto feminino clássico.Muito clara sua descrição. Beijocas . Elisabeth

Gaëlle disse...

Oi Betty!
A marca Satellite Paris está sendo distribuída no Brasil. O endereço do distribuidor encontra-se no final do texto.
Grande abraço.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin