17 de setembro de 2009

Perfumes para a primavera


O "Top Ten" de Perfumes & Etc para a primavera



A primavera é tempo de renovação, de renascimento, de recomeço. A natureza cumpre a sua missão de criação, as flores surgem, os humores tornam-se límpidos. Tempo de abrir as janelas, e deixar o vento entrar. Tempo de estabelecer novas metas, novos objetivos.

Certos perfumes adequam-se perfeitamente a essa atmosfera de beleza e fertilidade. Fragrâncias que inspiram a exaltação da vida e dos sentidos, que proporcionam uma sensação de leveza e despreocupação.

Para celebrar a beleza da estação, eu selecionei algumas dessas fragrâncias. Boa primavera!



- Diorissimo, de Dior - Considerado como uma obra-prima em matéria de lírio-do-vale, Diorissimo é um clássico indemodável. O equilíbrio entre lírio e lilás concede uma aura particular de romance e classe a uma das melhores criações de Edmond Roudnitska .

- Champaca, de Ormonde Jayne - A champaca é uma pequena flor de tonalidade laranja, proveniente da Índia. Linda Pilkington utilizou-a talentosamente, adicionando notas de arroz bastami ao aroma característico do néroli. O fundo de resinas, mirra e madeiras exalta o clima de exuberância controlada, fazendo de Champaca uma excelente escolha para as noites de primavera.

- La Chasse aux Papillons, de L'Artisan Parfumeur - O nome, "A Caça às Borboletas", parece evocar os cenários dos livros de Marcel Proust. Um passeio aos jardins de Cabourg poderia servir de referência à fragrância. Tuberosa e jasmim mesclam-se a flor de tília, compondo um floral suave e versátil.

- Vicolo Fiori, de Etro - O lírio, o lótus e o jasmim são realçados pelo ylang-ylang e aquecidos pelo almíscar e a baunilha. Especialmente indicado para aqueles que apreciam Miracle, e procuram uma versão mais sofisticada do best-seller de Lancôme.

- En Passant, de Editions de Parfums Frédéric Malle - Delicadeza e um toque etéreo para uma das mais belas interpretações de lilás. Olivia Giacobetti procurou reproduzir a imagem das flores sob a chuva primaveril, utilizando o pepino para dar a sensação de pureza. O resultado foi uma fragrância minimalista, cuja impressão de movimento adequa-se maravilhosamente ao nome, En Passant (Passando/De Passagem)

- Seringa, de Floris of London - Syringa vulgaris é a designação botânica do lilás, que reina absoluto na fragrância de Floris of London. A bergamota e as folhas de violeta incrementam esse floral verde, ao mesmo tempo simples e elaborado. Seringa é a evocação olfativa de uma elegante e comportada senhorita que comemora a vitória da equipe de pólo do (igualmente elegante) namorado, em um ensolarado sábado de primavera.

- Violetta di Parma, de Borsari di Parma - Uma interpretação diferenciada da violeta parece ser a proposta de Borsari di Parma. Aqui a flor perde a sua faceta doce, curvando-se ao lírio e ao almíscar. Uma eau de parfum comercializada desde 1870, porém, extremamente atual.


- Coeur de Fleur, de Miller Harris - Lyn Harris descreve Coeur de Fleur como um perfeito "primeiro perfume", ideal para uma jovem. A aura de ingenuidade primaveril é proporcionada pela junção das notas florais (íris florentina, jasmim egípcio, rosas, mimosa e ervilha-de-cheiro) e frutais (framboesa e pêssego).

- Mimosa, de Calypso St. Barth - A combinação de mimosa, rosas, uma ligeira pitada de folhas verdes e toranja, resulta em uma eau de toilette feminina e inocente. A base de sândalo e almíscar aquece o conjunto, que faz-me pensar no sucesso de Philosophy, Baby Grace.

- Folavril, de Annick Goutal - As notas (folhas de tomateiro, mango, jasmim e boronia) podem ser associadas a um clima de exotismo extremo, que não corresponde verdadeiramente a criação de Annick Goutal. Folavril é uma eau de toilette leve e alegre. Um pouco mais extravagante do que Eau de Charlotte, com a qual divide algumas características, entre as quais, um efeito de intimidade e conforto.



"Spring has returned. The Earth is like a child that knows poems."
Rainer Maria Rilke



Nota - Os meus amigos do Hemisfério Norte, que estão entrando nos dias mais frios, irão deliciar-se com a matéria elaborada pela minha querida amiga Simone Shitrit, do maravilhoso blog Mais Que Perfume (clique no nome). Simone publicou uma excelente seleção de produtos, cujas fragrâncias reúnem todos os aspectos do Outono.



Ilustrações ~ acima - Vintage lady with flowers
~ direita e esquerda - acompanhando as fragrâncias citadas




3 comentários:

SIMONE SHITRIT disse...

Lista fantástica, inspiradora!!!
Acertou em cheio, é puro espírito da primavera em frascos. O conjunto todo ficou maravilhoso!!!!

Gaëlle disse...

Oi querida!

Foi gostoso imaginar que estava no Hemisfério Sul, selecionando perfumes para a primavera. Porém, a realidade é que aqui no Hemisfério Norte o frio está chegando - rsrsrs.
Fico feliz que você tenha gostado da lista!
Beijinhos mil.

SIMONE SHITRIT disse...

por isso fiz uma lista especial pensando em vc, dea uma olhadinha!!!!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin