15 de outubro de 2009

Si Lolita



Si Lolita


O outono finalmente instalou-se no Hemisfério Norte. As calçadas cobertas de folhas, as árvores cada vez mais nuas, e o forte vento frio representam a fúria da estação que viu-se ignorada em prol do verão indiano, presente há poucos dias. A temperatura quase invernal evoca ambientes fechados, cheiro de especiarias, o fogo trepidante da lareira, e fragrâncias que inspirem uma determinada noção de interiorização e reconforto. Sendo assim, abri meu armário em busca de um perfume apropriado para o outono 2009. Várias opções apresentaram-se, cada uma trazendo, entretanto, a memória estações de passadas, lembranças distintas.

Em uma recente ida ao centro comercial deparei-me com Si Lolita. Com o ceticismo de quem viu-se desiludida por uma vaga de lançamentos desinteressantes, apliquei a fragrância. Para grande surpresa, achei aquele que seria o aroma ideal para o outono presente.

As notas de abertura de mandarina, bergamota e pimenta rosa integram-se harmoniosamente ao coração de ervilha-de-cheiro, heliotrópio e goivo amarelo. O fundo de patchuli, resina Elemi e tonka ressalta a propriedade calorosa do conjunto. Apesar de não listada oficialmente, pude discernir a presença da canela. A junção desse elemento final a mandarina fez-me pensar vagamente na beleza de Rousse, criação de Christopher Sheldrake/Lutens. O mesmo espírito de exotismo controlado e sensualidade introspectiva é aqui presente.

A proposta de interpretação feminina ao caráter masculino das especiarias foi magistralmente desenvolvida por Christine Nagel e Benoist Lapouza, perfumistas de Fragrance Resources, resultando em um perfume menos goumand, mas, na minha opinião, melhor executado do que as fragrâncias anteriores de Lolita Lempicka.

A embalagem representa um trevo de quatro folhas e procura reproduzir o clima de boudoir barroco próprio do universo da marca. O poder de fixação considerável e a sillage distinta são elementos que complementam o êxito de um dos melhores lançamentos da estação. Definitivamente, os dias frios ficaram mais belos.




Sugestão de Leitura:

Waiting For Autumn
Autor: Scott Blum




Ilustrações ~ à direita - Autumn Morning, de Atkinson Grimshaw
~ à esquerda - Autumn Day, Sokolniki Park (1879), de Isaac Levitan (1860-1900)




8 comentários:

BCas disse...

Oi Gaelle.
Que bom vè-la de volta as atividades do blog flor!
Quando bem misturadas as notas cítricas e de pimeta rosa( pimenta preta também) ficam uma delícia.
Penso no Lolita tradicional como uma fragrância para climas temperados. Pelo visto esta versão seguiu a linha tradicional.A resina de Elemi deve dar um toque muito interessante.Beijocas

Gaëlle disse...

Oi Betty!

O Si Lolita é uma bela opção para os dias mais frios.
Considero-a, de longe, a melhor fragrância da marca Lolita Lempicka. Ela faz-me pensar bastante em Rousse, de Lutens/Sheldrake. Não por serem excessivamente parecidas (o que não é o caso), mas por terem uma aura semelhante. A mesma combinação mandarina/canela (eu insisto na presença da canela - rsrsrs), o mesmo espírito ambíguo. Creio que alguém que goste de Rousse poderá admirar Si Lolita.
A resina Elemi tem um cheirinho de erva-doce, e mescla-se muito bem ao conjunto.

Mil beijos, bela!

Anônimo disse...

O Si me pareceu um floral levemente especiarado e generico. Os outros perfumes da amrca nao caem no meu gosto, mas tem mais "personalidade". Esta foi a opiniao que tive ao provar Si pela primeira vez. Depois desta bela resenha, estou disposta a prova-lo novamente, de coracao aberto. Beijos !

Gaëlle disse...

Oi Luz,

É tão divertida essa diferença nas percepções!
O Si parece-me um floral especiarado quase no limite da classificação oriental. A combinação tonka/heliotrópio proporciona aquele aspecto abaunilhado, que, na minha pele, foi ressaltado (e diferenciado) pela pimenta. O resultado ficou super interessante - no estilo de um Rousse, ou na linhagem de um primo (muito) mais jovem e dinâmico de Cinnabar. Achei fantástica a maneira como Christine Nagel e Benoist Lapouza conseguiram trabalhar as especiarias, conjugando-as com uma abertura mais fresca e moderna.
O Si Lolita tem uma proposta completamente diferente dos outros perfumes da marca, sendo, na minha opinião, menos explícito e mais sofisticado. Eu não resisti, e comprei um frasco - rsrsrs
Tente testá-lo em um dia frio e volte para compartilharmos opiniões.


Beijos, belíssima!

Anônimo disse...

Oi NelNel!!!
Hum... "menos explícito e mais sofisticado" é? Adorei!!! Assim como vc eu não me apaixonei até hoje por nenhum Lolita, embora os frascos sejam lindos né?!
Estou com a intuição depois do seu comentário que esse será meu primeiro Lolita kkk

Beijos Perfumados!
Saudades!

Gaëlle disse...

Oi Lu!

Saudades de você!
Pois é, eu achei Si Lolita uma fragrância bem executada. Uma perfeita harmonia entre especiarias e madeiras, mantendo uma faceta leve.
Assim que testar, diga-me o que pensa, ok? Estou curiosa - rsrsrs.

Beijos mil.

Pink Chocolate disse...

Ola .sigo o blog , é uma inspiração..Tenho um novo blog dedicado a todos makeup lovers da uma olhadinha,tem NARS e Smashbox, Dior, Chanel e muito mais.
pinkchocolatestore.blogspot.com
Espero que goste.
Beijos
PinkChocolate

Simone Damasio disse...

amei este perfume ele é sensacional....

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin