5 de dezembro de 2008

Destinação - Irlanda


Fragrances of Ireland


A Irlanda é um dos meus países prediletos. Eu tenho uma grande admiração pelo povo, pelas paisagens, e pelo número de gente notável "made in Ireland". A "Ilha Esmeralda" parece fabricar uma quantidade de figuras criativas. Terra de James Joyce, Oscar Wilde, Yeats, George Bernard Shaw, U2, Enya, Pierce Brosnan, Sinead O'Connor...A Irlanda encanta, e eu sempre quis falar dos aromas da terra - do cheiro do mar, de Lough Gill e Innisfree, do County Wicklow, de Connemara... Agora posso falar desses aromas particulares, relacionando-os a uma linha independente de perfumes puramente Irlandesa, a "Fragrances of Ireland". Fundada em 1983 por Brian Cox e Donald Pratt, "Fragrances of Ireland" tem por objetivo nos fazer viajar pelo clima mágico da Irlanda, através de suas criações. Então, aperte os cintos, e, boa viagem!


Innisfree - Innis significa ilha, em gaélico, e o nome Innisfree é uma "inglezação" do irlandês Innis Fraoch, que significa "Ilha de Urze". Innisfree é uma pequena ilha a menos de 2 milhas a sudeste do condado de Sligo, na Irlanda do Norte, banhada pelo lago Gill (ou Loch Gile, em Irlandês).

O poeta William Butler Yeats (1865-1939), que havia passado vários verões com seus avos, em Sligo, dedicou ao lugar o poema "The Lake Isle of Innisfree", primeiramente publicado em 1893, no seu segundo livro, "The Rose".

O belo poema foi o tema de criação do primeiro perfume de "Fragrances of Ireland", Innisfree - um floral-frutal leve, aonde as notas de abacaxi e pêssego, são suavizadas pelo frescor do limão, da bergamota e da lavanda. O toque romântico vem da junção da rosa e do jasmim, num fundo de
almíscar e sândalo. A imagem da embalagem representa o pôr-do-sol em Lough Gill, e na compra do perfume, recebe-se uma delicada cópia do poema de Yeats.


The Lake Isle of Innisfree

I will arise and go now, and go to Innisfree,
And a small cabin build there, of clay and wattles made:
Nine bean-rows will I have there, a hive for the honey-bee,
And live alone in the bee-loud glade.

And I shall have some peace there, for peace comes dropping slow,
Dropping from the veils of the mourning to where the cricket sings;
There midnight's all a glimmer, and noon a purple glow,
And evening full of the linnet's wings.

I will arise and go now, for always night and day
I hear lake water lapping with low sounds by the shore;
While I stand on the roadway, or on the pavements grey,
I hear it in the deep heart's core.




A Ilha do Lago de Innisfree

Erguer-me-ei e partirei já, e partirei para Innisfree,
E uma pequena cabana içarei lá, de barro e vime feita:
Nove alas de feijão aí terei, uma colmeia de obreiras
e Viverei sozinho entre enxames nas clareiras.

E aí terei uma certa paz, porque a paz vem lentamente,
Caindo pelo véu da manhã, até onde o grilo canta;
Onde a meia-noite é trémula, e o meio-dia é roxo brilho,
E a noite, de asas de pardais se completa.

Erguer-me-ei e partirei já, porque sempre noite e dia
Escuto a água do lago folheando murmúrios na rebentação;
Quanto vou pelas estradas ou pelos passeios cinza,
Oiço-a no lúmen profundo do coração

Ilustrações - direita - Jack Butler Yeats (1871-1957) ~ Lough Gill, County Sligo 1906 / esquerda- Bernard McDonagh ~ Innisfree


Patrick Cologne for Men - Patrick foi o segundo lançamento de "Fragrances of Ireland". Um aroma bem masculino de pinho, num fundo de patchouli e musgo de carvalho, Patrick é uma homenagem ao padroeiro da Irlanda, St.Patrick (São Patricio), cuja festa é celebrada no dia 17 de março.

Patricio nasceu de uma família Escocesa ou Inglesa (não se sabe, ao certo), no seculo IV DC. Durante a adolescência, Patrício foi seqüestrado por "Niall of the Nine Hostages", que mais tarde tornou-se rei da Irlanda. Patrick faleceu no dia 17 de março de 461, com 76 anos. Vários monumentos foram construídos na Irlanda, em sua homenagem.

Curiosidade - Até os anos 70, nenhum pub podia funcionar no dia de São Patrício. O único lugar aonde podia-se legalmente consumir bebidas alcoolicas era a bordo de trem, ou na exposição anual de cachorros da Royal Dublin Society.

A embalagem de "Patrick Cologne for men" foi inspirada num dos maiores exemplos da arte céltica, o Book of Kells, também conhecido como Book of Columba, um manuscrito contendo os evangelhos do Novo Testamento, traduzido por monges celtas em torno do ano 800 DC. O manuscrito esta exposto na biblioteca do Trinity College, em Dublin.



Connemara
(do Irlandês, Conamara, que deriva de Conmhaicne Mara = descendentes de Con Mhac/ do mar) - Connemara foi o terceiro perfume de "Fragrances of Ireland", criado no início dos anos 90. Um floral, aonde as notas de rosa, jasmim, ylang-ylang e lírio-do-vale são as grandes estrelas. A fragrância foi inspirada da bela região homônima, na costa oeste da Irlanda.

A região compreende a península entre Killary Harbour and Kilkieran Bay, no oeste do condado de Galwayou, ou sudoeste de Connacht. Tradicionalmente dividida em Norte Connemara e Sul Connemara, a região tem as montanhas de Twelve Bens e o rio Owenglin como marca divisória das duas partes.

Banhada na parte oeste, sul e norte pelo oceano Atlântico, Connemara foi o local de filmagem de "Marley and Me", comédia com Jennifer Aniston e Owen Wilson. Durante o tempo de filmagem, Aniston e Wilson se hospedaram no luxuoso Ballynahinch Castle, antiga residência da rainha pirata, Grace O'Malley. A casa atual foi construída em 1700, pelo pai de outro morador famoso, Richard Martin, fundador da Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA)

Não se pode falar de Connemara sem citar a bela Kylemore Abbey, um monastério Beneditino fundado em 1920, na localização do antigo castelo de Kylemore. Projetado em 1860 por James Franklin Fuller e Ussher Roberts para Mitchell Henry, um rico comerciante de Liverpool e membro do Parlamento, Kylemore foi também a residência do nono Duque de Manchester.

Ilustrações - direita - Ballynahinch Castle / esquerda - Kylemore Abbey


"Fragrances of Ireland" também conta com a linha de sabonetes e produtos para o banho Naturally Irish, que se declina em dois aromas, 'Heather & Moss' e 'Sweet Lavender', este ultimo fabricado com óleos de lavanda, provenientes da própria plantação particular no condado de Wicklow, conhecido como o "jardim da Irlanda". Famoso por suas magnificas montanhas, lindas praias de areia, rios e lagos, Wicklow também acolhe o famoso monastério de Glendalough, fundado no século VI DC por St. Kevin, um padre heremita, e destruido em 1398, pelas tropas Inglesas.

Ilustração à direita - Glendalough Monastery



Ini
s of the Sea - Inis of the Sea é o carro-chefe da linha. Um floral oceânico unissex, lançado em 1998, Inis of the Sea tem a mesma aura de CK1, mas, ao contrario desse ultimo, consegue me transportar ao mares Irlandeses. Mares de Grace O'Malley, que comandou centenas de homens, e cujo império se extendia de Connaught, na costa Irlandesa até os mares de cobalto da Africa.

"Fragrances of Ireland" continua a adicionar novas criações à linha. Fragrâncias como a romântica Inis Arose, com seu odor de rosas num fundo ligeiramente marinho, ou Inis Or... Cada fragrância com a capacidade de nos fazer viajar. Viajar à Irlanda - terra de poetas, escritores, piratas, grandes amores, magica, musica, e... perfumes.






2 comentários:

Anônimo disse...

Eu gosto da Irlanda pois eles possuem várias figuras místicas/mágicas.
Me parece um povo feliz e festivo.
Não conheço os perfumes mas devem seguir esta linha provávelmente.
Beijosssssssssss

Anônimo disse...

Glendalough... choro só de lembrar, obrigada Gaëlle!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin