15 de dezembro de 2008

Fracas

Fracas


Criado em 1947, pela perfumista Germaine Cellier, Fracas é uma legendária profusão de flores brancas, símbolo de feminilidade classica.

Germaine Cellier (1909-1976) foi um dos primeiros perfumistas do sexo feminino a serem reconhecidos mundialmente. Criadora de Bandit (1944), também confeccionado para a maison Robert Piguet, além de Vent Vert (1947) e Jolie Madame (1953), ambos para Balmain, Madame Celier foi conhecida pelas ousadas associações de odores, e suas fórmulas curtas e concisas. O encontro de Cellier com Piguet foi definitivo para a perfumaria, tanto por sua primeira contribuição para a marca, Bandit, quanto por Fracas.

O conceito do perfume roda em torno da doce e persistente Tuberosa. As notas de jasmim, gardênia e neroli só fazem acentuar o forte caráter da flor, grande estrela do perfume. O resultado final é um odor de Tuberosa, reinando soberana com um toque de jacinto, e a curiosa e improvável nota de junquilho, num fundo de vetiver, almíscar e sândalo.

Fragrância audaciosa, que reflete tão bem a personalidade criativa de sua autora, Fracas é, na minha opinião, a referência absoluta em matéria de Tuberosa. Sendo o tipo de perfume que requer uma certa personalidade (ou humor) por parte da pessoa que o usa, Fracas pode ser forte e difícil . Eu recomendaria o uso em pequenas doses, e com a prudência necessária para não ofender os olfatos mais sensíveis. O poder de fixação é maravilhoso, e o efeito "sillage" (rastro de perfume que paira no ar), garantido.

Dizem que a fragrância foi inspirada pela icônica representação de Rita Hayworth em Gilda. Verdade ou lenda, o fato é que Fracas faz-me pensar em luxuria, em luvas longas e fortunas sendo apostadas num cassino. Faz-me pensar que nunca houve uma mulher como Gilda*... ou um perfume como Fracas.


*Citação - "There never was a woman like Gilda" (frase de publicidade do filme Gilda)
Ilustrações - à direita -Rita Hayworth numa cena do filme Gilda, de 1946

-à esquerda - poster de Gilda




3 comentários:

Unknown disse...

Onde encontrar sem ser pela internet?
Esse perfume é simplesmente maravilhoso!
Não consigo achar em nenhume loja, nem nos EUA.
Quando pergunto para as atendentes ,nunca ouviram falar.
Existe alguma loja, em São Paulo, Paris ou Orlando que venda?

Gaëlle disse...

Olá Rute!

Nos Estados Unidos, você pode encontrar Fracas nas lojas Sephora, na Saks Fifth Avenue e na Neiman Marcus.
Em Paris, você encontrará a fragrância na Sephora da Avenue Champs-Elysées, nas Galeries Lafayette e provavelmente no Printemps.
Para uma lista completa dos pontos de venda, aqui vai o link: http://www.ffandcltd.com/storelocator.asp

Abraços,

Gaëlle.

Pável Henry disse...

Luxo... É a definição deste perfume! Poucas pessoas podem exalar Fracas. Seria difícil trajar e agir a rigor. Seja chic e ele se tornará chic... seja vulgar e ele se tornará vulgar.
Germaine Cellier foi uma felizarda nez ao criar memoráveis perfumes, que se tornaram memoráveis como ela. O aventureiro Bandit, o encantador Visa (em sua edição de lançamento na década de 40,)o refinado (como um espumante Francês)Jolie Madame, dentre outros Balmain, Piguet e Ricci.

Acredito que se o ouro tivesse um cheiro, então este exalaria Fracas.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin