19 de dezembro de 2008

Houbigant



Houbigant


Tudo começou quando o jovem Jean-François Houbigant, de então 23 anos, chegou no local da sua recém-adquirida loja, situada no no 19, do Faubourg Saint-Honoré, em Paris, com um cesto de flores.

Em 1775, o Faubourg Saint- Honoré era o endereço nobre de Paris, ponto de encontro da sociedade da época. O cesto de flores torna-se o emblema da marca, e Houbigant prospera.

A mais famosa das suas supostas clientes foi Marie Antoinette (Maria Antonieta). Diz a lenda que, no episódio da fuga à Varennes, quando a carruagem real foi interceptada, e Luis XVI e sua família presos, Marie Antoinette usava uma criação de Houbigant.

Outros apaixonados pela marca conheceram uma sorte melhor do que a da trágica rainha deposta. A princesa Adelaïde de Orleans, bem como a Imperatriz Eugénie e seu marido, Napoleão III, constaram na lista de clientes da famosa maison. Houbigant foi também fornecedor oficial da corte da rainha Victoria, da Inglaterra, bem como da maioria das cortes européias.

Após sua morte, em 1807, Jean-François foi sucedido por seu filho, Armand-Gustave. Em 1880, Paul Parquet torna-se co-proprietário da marca, começando o processo de expansão.

Em 1882, foi lançado o belo Fougère Royal, fragrância que definiu um novo grupo olfativo, o fougère. O período de 1900 a 1910 foi agitado pelos lançamentos de fragrâncias como Le Parfum Idéal (1900), Cœur de Jeanette (1908) e Parfum Inconnu (1910).

O mundo da perfumaria foi surpreendido pelo lançamento de Quelques Fleurs, em 1912. Considerada como a primeira fragrância multi-floral, Quelques Fleurs foi composta pelo protégé de Paul Parquet, o perfumista Robert Bienaimé.

Em 1935, Bienaimé deixa Houbigant para fundar sua própria maison, Parfum de Bienaimé. Houbigant contou a inventividade de outros perfumistas, como Paul Schving and Marcel Billot – esse ultimo, criador de Chantilly (1941).

Não suportando as dificuldades econômicas dos tempos modernos, Houbigant declara falência em 1993. Em 1994, Houbigant é integrada ao grupo Renaissance Cosmetics. Um novo processo de falência é declarado por Renaissance em 1999, após a morte de seu fundador, Thomas Bonoma. No mesmo ano, Renaissance é vendida a New Dana, que atualmente detém o direito à usagem do nome Houbigant, ligando o mesmo à fragrâncias mais recentes.

Do majestoso passado restam apenas alguns perfumes reformulados, entre os quais o cult e eterno Quelques Fleurs, e a lembrança de tempos mais belos.


Ilustrações - primeira à direita - Jean-François Houbigant
- primeira à esquerda - o bouquet - emblema da marca Houbigant
- segunda à direita - Marie Antoinette, por Madame Vigée-Lebrun - 1783
- segunda à esquerda - publicidade de Houbigant


2 comentários:

Mary disse...

Encantador, obrigado!

Gaëlle disse...

Estou feliz que tenha gostado, Mary :0)

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin