29 de dezembro de 2008

Infusion d'Iris



Infusion d'Iris



Para terminar o ano "en beauté", eu não poderia deixar de falar do aroma que mais me acompanhou durante 2008. Infusion d'Iris marcou alguns dos momentos de maior significação. Sendo assim, eu deixo aqui minha homenagem a essa bela fragrância, que perfumou, consolou e estimulou-me ao longo desses 365 dias de realizações.

Íris é a deusa Grega do arco-íris. Fruto do amor entre a ninfa marinha Electra e o titã Thaumas, Íris a é mensageira pessoal da deusa Hera. Representada pela união entre a terra e o céu, sua flor é considerada símbolo de comunicação.

É justamente a união entre céu e terra, ou seja, a junção das notas amadeiradas com a suavidade etérea da flor, que caracteriza essa bela fragrância de Prada. Criada em 2007, por Daniela Andrier, Infusion d'Iris é, na minha opinião, uma das mais bem-sucedidas interpretações de Iris Pallida, junto com Bois d'Iris e Iris SilverMist, comercializadas atualmente.
Mademoiselle Andrier também foi a criadora do igualmente poético Infusion d'Homme, contraparte masculina de Infusion Iris. Ambos foram inspirados na antiga técnica de infusão, utilizada em alta perfumaria, que consiste em deixar as flores marinarem a fim de ressaltar as características olfativas das mesmas.

O frescor da flor-de-laranjeira e da mandarina da Sicília, que dão uma abertura clean, alia-se elegantemente à beleza da Iris Pallida. O lentisco mediterrâneo contribui com um toque herbáceo, enquanto a associação do gálbano iraniano com o sândalo, concede um leve aroma de "madeira após a chuva", perfeitamente acentuado pelo vetiver. A junção do beijoim e um suave toque de incenso, impõe uma certa profundidade ao conjunto. Todos os citados elementos rodam em torno da Íris, como satélites, e o resultado final é uma fragrância cheia de contradições. Extremamente leve, porém inocentemente profunda. Realista e sonhadora, aérea e tocantemente material - como a deusa.

Infusion d'Iris é uma das fragrâncias mais versáteis que conheço, e considero praticamente impossível cometer um faux pas olfativo usando essa eau-de-parfum. Suave o suficiente para o uso em dias quentes, ou ocasiões descontraídas, Infusion d'Iris é também perfeitamente indicada para os momentos mais formais, por seu requinte discreto.

Apresentada em diversos tamanhos (50ml, 100ml, 200ml, 400ml e 750ml splash), e declinada em loção corporal, eau de linge (perfume para têxteis), vela aromática, sabonete em barra, sabonete líquido, sais de banho, lenços e papéis perfumados, o prazer que nos proporciona Infusion d'Iris pode estender-se ao longo do dia. Os vários itens de apresentação, fazem excelentes opções de presentes, e permitem um enorme leque de possibilidades na descoberta da fragrância.

A cor da embalagem é o verde anis, tonalidade característica da maison Prada, e o estilo héritage do frasco com o histórico logo, adicionam um charme especial a essa moderna homenagem à perfumaria tradicional.

Segundo a lenda, a deusa Íris envolvia Hera com o seu perfume, quando a mesma voltava de suas incursões aos infernos. Além de reconfortar a majestosa Hera, a mensageira também encaminhava as almas humanas aos Campos Elísios, paraíso dos heróis. Eu não posso imaginar um aroma mais reconfortante, ou mais apropriado à entrada na residência eterna de Aquiles que Infusion d'Iris.


Ilustrações - ao alto - Imagem de publicidade de Infusion d'Iris - foto de Steven Meisel - modelo: Sasha Pivovarova
~ primeira à direita - Morpheus and Iris (1811), de Pierre-Narcisse Guérin
~à esquerda - Iris, spirit of the Rainbow, de John Atkinson Grimshaw (1836-1893)
~ segunda à direita - Representação da deusa Iris - Imagem da metade do século V A.C., decoberta em Agrigente,
Sicília



2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei saber m pouco mais sobre esta fragrância e sobre a matéria prima.
Você não sabe a minha frustração:

quando chegou na loja eu corri para conhecer. Na tira de papel fique apaixonada, achei super luxuosa, maravilhosa e uma fragrância de Iris com personalidade. Coloquei no braço crente que eu iria ficar deslumbrantemente perfumada.
Não sei pq, mas simplesmente a química desandou e a nota de iris sumiu completamente na minha pele!!!
Ficou outra coisa, e pior, não ficou bom!
Saí da loja super mal!!!
Mas fico feliz que em você, a fragrância tem encanto e te acompanha o ano todo. É um perfume sensacional.
Amei te conhecer este ano e acompanhar o seu blog querida!
Que 2009 venha com muitas coisas positivas, muitas novas fragrâncias para explorármos e muito mais.
Um beijo especial para a sua familía e um toque mágico na pontinha do nariz da sua sobrinha.
Muitas estrelas irão brilhar nos olhinhos dela!!!
Milhões de beijos e feliz ano novo!!!!

Gaëlle disse...

Estou com insônia (rsrss).
O mesmo aconteceu com uma amiga minha. Testamos juntas, e ficamos apaixonadas pela fragrância. Porém, na minha pele Infusion d'Iris ficou maravilhosa, e na dela, nem tanto.
Aconselho-te a testar Infusion d'Homme. Como as notas amadeiradas são mais presentes (um pouquinho só), e o efeito final muito similar ao de Infusion d'Iris, porém mais "quente", talvez seja uma boa alternativa para você. Bem, ao menos esse foi o caso da minha amiga. Teste, e depois me diga - fico curiosa (rsrsrs).
Também adorei te conhecer em 2008, e estou feliz em contar com uma amiga como você em 2009.
Que o teu caminho seja repleto de positividade e bênçãos. Você merece!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin